Golaço

Torcedores garantem lugar na Copa do Brasil doando sangue no Rio

Campanha disponiliza ingressos para os 100 primeiros doadores

A campanha que une futebol e solidariedade disponibiliza 100 ingressos do primeiro jogo da final da Copa do Brasil
A campanha que une futebol e solidariedade disponibiliza 100 ingressos do primeiro jogo da final da Copa do Brasil |  Foto: Centro de Operações Rio
 

Uma ação do Hemorio levou diversos torcedores do Flamengo e São Paulo para a fila da doação de sangue nesta madrugada de domingo (17).

A campanha que une futebol e solidariedade disponibiliza 100 ingressos do primeiro jogo da final da Copa do Brasil, que ocorre às 16h, no Maracanã.

A abertura do portão de acesso de pedestres ocorreu às 7h. A organização pedia que os torcedores não chegassem antes. No entanto, vários ansiosos deram as caras horas antes.

“Sangue, amor e paixão” é o lema da ação feita em parceria com a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj).

Cada doador terá direito a um convite. Para aqueles que não conseguirem chegar a tempo, mas mantiverem o espírito esportivo dando o sangue para salvar vidas, estão reservadas 200 camisas temáticas da campanha, como agradecimento.

Os convites são para um ala específica e não podem ser trocados ou comercializados. A entrada é pelo Portão A, do Setor Leste Superior do Maracanã.

“Essa é mais uma ação que busca salvar vidas. Nosso único intuito é estimular a doação de sangue, tão importante para quem precisa. É uma ação super importante para mantermos nossos estoques em dia, uma vez que o Hemorio fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública", explicou Luiz Amorim, diretor do Hemorio.

O presidente da Suderj, Renato de Paula, reforça que os convites são cortesias, com venda proibida para setor específico do Maracanã.

“Vamos montar um esquema especial com apoio da Polícia Militar e CET-Rio, além de equipes da própria Suderj para garantir uma ação de boa-fé e generosidade. Acredito que a participação dos torcedores será um sucesso, pois sei que todos carregam a vontade de ajudar o próximo e a colaborar com quem mais necessita”, disse Renato, que manterá uma equipe alertando os doadores sobre as normas do Hemorio para a doação.

A organização da campanha reforçou a orientação para que comparessem ao local observando as regras para doação e de funcionamento da própria ação.

O domingo é o dia em que, historicamente, o movimento no Hemorio é menor, por isso a campanha é realizada nesse dia. Durante os dias da semana, o hemocentro coleta, em média, 180 bolsas. Já no domingo, só recebe um terço, em torno de 40 bolsas.

O evento conta ainda com a participação da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) no pátio da unidade.

Atenção às normas para doar sangue

Para quem já é doador

É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.

Jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização do pai e da mãe ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável e preencher formulário disponível no site do Hemorio.

Para quem nunca doou

A idade é entre 16 e 60 anos.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital também é impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

< Judoca Larissa Pimenta é tetracampeã pan-americana Caminhada turística faz 'mergulho' na história de São Gonçalo <