Copa

Tunísia vence França pela 1ª vez, mas é eliminada; Austrália avança

Última rodada do grupo D foi agitada e cheia de reviravoltas

Jogadores tunisianos comemoram gol que deu a vitória contra a França
Jogadores tunisianos comemoram gol que deu a vitória contra a França |  Foto: Divulgação/Fifa
  

Pela última rodada da fase de grupos, a Tunísia fez o seu papel e venceu a França por 1 a 0 nesta quarta-feira (30), pelo grupo D, no estádio Cidade da Educação. Porém, mesmo com a vitória, os tunisianos não conseguiram a classificação, pois dependiam de um empate entre Austrália e Dinamarca pelo outro jogo do grupo - o que não aconteceu. O gol da partida foi marcado por Khazri.

Em situações opostas no grupo, a Tunísia teve que partir para cima da França para tentar sonhar com uma possível classificação para as oitavas de final da Copa. Com isso, o time norte-africano tentou aproveitar algumas fragilidades do time francês, principalmente por eles estarem com um time alternativo. E foi isso que se viu nos primeiros minutos de jogo.

Além de tentar buscar a classificação, a seleção vermelha e branca tentava quebrar um tabu que já dura alguns anos. Em quatro partidas disputadas entre as duas seleções na história, a Tunísia nunca venceu a França. No retrospecto geral são duas vitórias dos franceses e dois empates.

Logo no início da partida, a Tunísia chegou a abrir o placar com Ghandri após uma cobrança de falta levantada na área. O zagueiro tocou com o pé direito e estufou as redes, mas estava em posição irregular e o VAR assinalou o impedimento. 

A pressão continuava pelo lado tunisiano, que buscava mais o ataque e pressionava a zaga adversária. Aos 12 minutos, após erro na saída de bola, Khazri invadiu a área e caiu após disputa com Konaté. O time da Tunísia pediu pênalti, mas o árbitro da partida manda o jogo seguir.

A França não conseguia chegar no ataque e se mostrava um pouco nervosa com a bola no pé. Errava passes com frequência e não apresentava perigo ao time adversário. Somente aos 25 minutos que chegaram pela primeira vez no ataque.

Em um contra-ataque veloz, Fofana avançou pelo meio e tocou para Coman livre na esquerda. O camisa 20 dominou mal, a bola escapuliu do seu domínio e a finalização saiu torta à direita do gol tunisiano.

A resposta da Tunísia veio pelos pés de Khazri, novamente. O camisa 10 aproveitou o rebote na entrada da área, ajeitou a bola para o pé esquerdo e chutou forte. O goleiro Mandanda espalmou para o meio da área e no rebote a zaga jogou para escanteio.

No último lance do primeiro tempo, mais uma jogada de perigo da Tunísia. Em bola roubada no meio de campo, Khazri recebeu passe de Slimane na linha de fundo, entrou na área e cruzou rasteiro. A bola cruzou toda a área e a zaga cortou, afastando o perigo. Porém, o lance foi invalidado, pois o assistente marcou impedimento.

Segundo tempo

Na volta para a segunda etapa, a Tunísia voltou no mesmo ritmo que os 45 minutos iniciais. Enquanto o outro jogo do grupo entre Austrália e Dinamarca estava empatado, os tunisianos precisavam apenas de uma vitória simples para conseguir uma classificação histórica para as oitavas de final - já que nunca passou da fase de grupos na história das Copas.

De tanto pressionar, finalmente saiu o gol da Tunísia na partida - o primeiro na Copa de 2022. Skhiri roubou a bola de Fofana no meio de campo e tocou para Laïdouni, que acionou Khazri. O camisa 10 avançou, passou por dois e tocou na saída do goleiro Mandanda. Placar aberto no estádio Cidade da Educação.

O resultado de momento classificava a Tunísia de forma histórica. Porém, a alegria dos norte-africanos durou pouco. Três minutos após o gol tunisiano, a Austrália abriu o placar contra a Dinamarca no outro jogo do grupo, e com isso, tirava a classificação da Tunísia para às oitavas de final da Copa.

Com a péssima atuação do time reserva, o técnico Deschamps realizou algumas alterações para tentar reverter a situação do jogo. O comandante realizou duas substituições, tirando Coman e Veretout, para as entradas de Mbappé e Rabiot, respectivamente.

Após o gol marcado, a Tunísia ficou mais fechada e a França buscava mais o ataque. As alterações elevaram a qualidade técnica do time francês, que ficava mais com a bola e começou a atacar mais.

Caminhando para os 15 minutos finais, Deschamps realizou mais uma alteração, colocando Dembélé na partida. Logo em sua primeira participação, a França chegou com perigo. Griezmann tabelou na entrada da área e rola para o atacante francês. O camisa 11 bateu cruzado e o goleiro Dahmen espalmou, assustando o time tunisiano.

Mais recuada na partida, a Tunísia tentava manter o resultado e torcia para um empate da Dinamarca no outro jogo do grupo, pois assim conseguiriam se classificar.

A França começou a pressionar e teve duas grandes chances depois dos 40 minutos. Na primeira oportunidade, Mbappé recebeu na ponta esquerda, fez uma linda jogada, deu uma caneta no adversário, entrou na área e bateu cruzado. Mas o goleiro tunisiano fez uma linda defesa e evitou o gol de empate.

No minuto seguinte, Griezmann tabelou com Mbappé e rolou para Kolo Muani. Ele encheu o pé na entrada da área e a bola passou raspando a trave direita. Pressão da França.

Aos 52 minutos, a França conseguiu marcar com Griezmann e deu um balde de água fria em seus torcedores. Porém, o VAR solicitou a revisão do lance e o juiz anulou o gol para a explosão dos tunisianos no estádio. 

Com roteiro espetacular digno de Copa do Mundo, a Tunísia conseguiu uma vitória histórica - talvez a maior da sua história - mas não conseguiram a classificação para às oitavas de final.

Com o resultado, a França fechou a fase de grupos com 7 pontos e na liderança do grupo D. Por outro lado, a Tunísia foi eliminada e terminou a Copa do Mundo com apenas 2 pontos. Com isso, os franceses e os australianos esperam o fechamento da rodada do grupo C para saber os seus adversários nas oitavas de final. Os jogos serão realizados no próximo domingo (4), às 16h (horário de Brasília).

Outros resultados

No outro jogo da chave, que aconteceu simultaneamente por ser a última rodada da fase de grupos, a Austrália venceu a Dinamarca pelo placar de 1 a 0, no estádio Al Janoub e conseguiu a classificação para às oitavas de final. Com a vitória, os australianos terminaram a fase de grupos em segundo lugar com 6 pontos, empatados com os franceses, mas ficando atrás pelos critérios de desempate.

< Cachorro levado durante assalto em São Gonçalo é resgatado Vídeo: mãozinha dançante arrasa ao som de 'Tubarão, te amo' <