Brinquedo

Vasco lança totó de R$ 25 mil e explica preço alto após críticas

Artefato ficará exposto em visitação de São Januário

Exemplar do totó foi visitado por cerca de 500 pessoas no tour de São Januário
Exemplar do totó foi visitado por cerca de 500 pessoas no tour de São Januário |  Foto: Divulgação
 

O Vasco empolgou torcedores nas redes sociais ao divulgar o lançamento de um totó personalizado nos últimos dias. A réplica de São Januário, além de integrar o tour pela Colina Histórica, terá unidades à venda para o público geral. Mas o preço assustou os vascaínos e gerou críticas na internet.

A mesa de jogo é uma réplica perfeita do estádio, incluindo iluminação e sistema de som, com detalhes da arquibancada e da parte social. A semelhança impressionou as cerca de 500 pessoas que circularam pelo Espaço Experiência neste dia das crianças.

Por outro lado, o preço de R$ 25 mil para quem quisesse comprar uma unidade assustou os interessados. Apenas cerca de 20 torcedores encomendaram uma réplica. Thiago Brasil, CEO da Wolinger Sports, empresa responsável pelo lançamento do produto, explicou os motivos.

O totó é artesanal e fabricado no interior da Argentina. O idealizador do projeto também monta mesas da Bombonera, estádio do Boca Juniors, e Monumental de Nuñez, casa do River Plate. Desta forma, não há produção de massa, existindo apenas poucas unidades - o que aumenta o custo e também o valor de mercado.

"Por que ela é cara? É um produto importado, o dólar está alto, tem transporte internacional, tem que pagar taxa para passar na fronteira, tem emissão de nota fiscal, pagamento de royalties para o clube, além de vários outros custos. O fabricante faz cerca de 15 mesas por mês, então é realmente um produto para um público mais restrito. Ela é produzida pelo pai, o filho e um ajudante. É totalmente artesanal, montada peça a peça. É uma obra-prima", explicou o empresário.

Depois de produzir a peça para o Atlético-MG e vender 17 unidades, a empresa enviou um email para cerca de 300 mil sócios e ex-sócios do Vasco para entender o tamanho do interesse e traçar uma estratégia de vendas. Thiago também contou os motivos da escolha do Cruzmaltino.

"Levamos em consideração o tamanho da torcida, o fanatismo, apesar do momento recente do clube, a expectativa pelo acesso e o momento com a SAF. O Vasco ter estádio próprio facilitou muito. Recebemos vários pedidos dos Estados Unidos, mas ainda não estamos conseguindo mandar pra lá. Teve pedido da Austrália, da China, isso mostra como o Vasco é um clube nacional e internacional. Metade dos pedidos é de fora do Rio de Janeiro", contou.

< Cantor L7nnon se pronuncia sobre relacionamento de sua ex-namorada Idosa é estuprada dentro de condomínio na Região dos Lagos <