Mariane Thamsten - Mente sã, Corpo são

A estética como caminho do autoconhecimento e contemplação do divino

Permitir-se viver abrindo mão de conceitos limitantes. Foto: Divulgação

Muito além de aparência física, a estética, em seu conceito “bruto”, nos remete a algo para dentro de nós mesmos. A partir da origem da palavra (do grego aisthetike, que significa percepção, sensação), desvendando estudiosos e filósofos, deparamos com Plotino, que nos convida a refletir, sem preconceito, que a estética é a contemplação do belo como manifestação do espírito.

Ao considerarmos que o bem estar da mente reflete nas janelas da alma (o olhar, claro!), permitir-se viver abrindo mão de conceitos limitantes e crenças autojulgadoras nos tornam pessoas mais fortes. Mais do que isso, nos tornam livres!

Olhar no espelho, portanto, é uma forma de estética para a percepção de nós mesmos. A cultura oriental já nos ensinava, há milênios, que as questões emocionais vêm do coração, que é nosso abraço, nosso autoaconhego. Nosso divino acolhido no peito.

Portanto, cuidar da estética de corpo e alma nos conduz a uma valorização do consciente acessando o inconsciente. Ao nos aproximarmos da Primavera, cabe ressaltar aqui que a estação nos remete ao nascimento e, por isso, nosso corpo está mais propenso ao entusiasmo e nos traz mais leveza. Nosso corpo está mais aberto a viver coisas novas, iniciar projetos e colocar sonhos em prática. À medida que as flores encantam com seus aromas e colorações, nós também recebemos a influência divina do sol, nos permitindo receber a espontaneidade como presente.

Ao iniciar esta nova etapa de vida e a um ciclo novo de projetos, convido-o para compartilhar aqui reflexões de como a mente sã é tão fortemente imprescindível para mantermos nosso corpo são.

Mariane Thamsten - é especialista em terapias alternativas e traz dicas de como melhorar o corpo e a alma para viver em equilíbrio.

< Caminhonete roubada é recuperada em Itaboraí Programa itinerante de exames de imagem chega a Itaipuaçu <