Niterói

Portais de segurança contra roubo de carros

A partir de agora, Niterói poderá contar com oito portais de segurança para combater a criminalidade. Os equipamentos serão monitorados pelo Centro Integrado de Segurança Pública, localizado na região oceânica, e estão posicionados nas principais vias de acesso à cidade.

O sistema já está em funcionamento e foi apresentado às polícias civil e militar, que serão acionadas assim que uma ocorrência foi detectada. Uma das prioridades será o alerta de carros roubados no município. “O roubo de veículos é um dos indicadores que mais chamam atenção hoje na região metropolitana. E os portais, ao identificar em tempo real esses veículos vão ajudar muito a mudar esse quadro. A partir do momento que pudermos controlar não só a entrada, mas também a saída dos veículos roubados na cidade, poderemos gerar um efeito preventivo muito importante”, disse o comandante do 12º BPM, coronel Márcio Rocha.

Os portais estão nas entradas de Niterói, nas divisas com municípios vizinhos e possuem um sistema inteligente de identificação de placas. Uma fibra ótica liga o Cisp à Cidade da Polícia Civil, no Rio de Janeiro. Com isso, será possível cruzar em tempo real as informações do cadastro da Delegacia de Roubos e Furtos e de Veículos Roubados, da Polícia Civil. Dessa forma, todos os veículos roubados que entrarem ou saírem de Niterói serão imediatamente identificados pelo Cisp e a polícia será acionada para abordar o veículo e prender os suspeitos.

Quatro portais foram instalados nos acessos à Ponte Rio-Niterói (próximos ao pedágio). Os demais ficam na Alameda São Boaventura, no Fonseca; nas ruas General Castriotro e Luiz Palmier, no Barreto; Estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba; e na Estrada Gilberto de Carvalho, em Itaipu. Há poucos dias, outro portal foi instalado junto à entrada do Caramujo. Outro será colocado na Estrada Everton Xavier, na Região Oceânica, elevando para dez o número portais instalados pela prefeitura de Niterói.

Para o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, “A prefeitura está disponibilizando um sistema que não tem igual no estado. Espero que com essa ferramenta as forças sejam tenham uma ação mais efetiva em Niterói”, garantiu Chagas.

O delegado Gláucio Paes, da 76ª DP, os portais de segurança permitirão a identificação dos pontos com maior incidência de roubos. “As imagens vão ficar gravadas e à disposição da Justiça. Além de identificado, o suspeito não terá como negar o crime. Essas imagens das câmeras dos portais serão provas inequívocas dos processos”, disse.

O prefeito Rodrigo Neves adiantou ainda que a prefeitura está desenvolvendo um novo aplicativo de identificação facial para serem implantados nas câmeras de monitoramento a partir do início do início ano que vem. "Essa medida vai permitir o cruzamento dessas informações com o cadastro de procurados pela Justiça. Essa nova funcionalidade estará nas câmeras de monitoramento em locais de grande circulação de Niterói, como os terminais de ônibus”, explicou Rodrigo Neves.

O CISP recebe denúncias através do telefone 153.

< Dia D de multivacinação em Niterói ONU atribui mortalidade recorde a resíduos químicos <