Às escuras

Apagão atinge Rio e mais de dez estados do país

Blecaute aconteceu por volta das 8h20 desta terça

Apagão aconteceu por volta das 8h20 desta terça (15)
Apagão aconteceu por volta das 8h20 desta terça (15) |  Foto: Péricles Cutrim / Arquivo
 

Um apagão deixou às escuras algumas cidades do Rio e mais de dez estados do país, na manhã desta terça (15). A queda de energia aconteceu por volta das 8h20.  

Segundo a Light, concessionária que atende municípios na cidade do Rio, o problema aconteceu em razão de uma "interrupção de parte da carga de energia devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS)". 

A empresa informou ainda que a falta de energia em trechos de bairros das Zonas Norte e Oeste, no Rio, e também em pontos da Baixada Fluminense. A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do ONS.

O procedimento, diz a empresa, acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.

Já a Enel, empresa que fornece energia para alguns estados da região Sudeste, informou que a queda atingiu estados do Rio, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema.

O Ministério de Minas e Energia, em nota, informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A pasta disse ainda que está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente. 

< Morre, aos 90 anos, a atriz Léa Garcia Irmão de jogadora do Atlético-MG e da Colômbia morre em tiroteio <