Consumo

Batata fica 20% mais cara; veja os vilões da cesta básica

Pesquisa da Abras divulgou o consumo dos lares nesta quarta

A batata teve um aumento de 20,11%
A batata teve um aumento de 20,11% |  Foto: Karina Cruz
  

Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgada nesta quarta (9), apontou os alimentos considerados vilões da cesta básica. Dos que mais variaram, a batata lidera o ranking com (20,11%), seguida do tomate 6,25%, cebola (5,86%), farinha de mandioca (4,08%), sabão em pó (2,42%), e o sal de cozinha (2,28%).

A cesta de alimentos básicos apresentou uma queda de 2,26% , em comparação ao mês anterior, setembro, chegando ao valor de R$ 319,57. Os produtos que ficaram mais baratos foram o leite longa vida (-9,91%), óleo de soja (-3,71%), feijão (-3,43%), carne (-0,93%), açúcar (-0,83%), arroz (-0,53%) e no café (-0,01%).  

Apesar do aumento de determinados produtos, o consumo nos lares brasileiros cresceu 2,84% de janeiro a setembro. A estimativa inicial de crescimento era de 2,50%, mas, agora, a projeção é de 3% a 3,30%.

De acordo com o setor, o crescimento favorável foi possível devido à antecipação do saque extraordinário do Fundo de garantia e reinstituição do imposto de renda, as medidas do auxílio à população, como o aumento do Auxilio Brasil, e da queda  8,7 % na taxa de desemprego no país.

Segundo o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, as ações que vão ocorrer nos próximos meses, como a primeira edição do Dia dos Supermercados, no dia 12 de novembro, 1ª parcela do 13°, a abertura da Copa do Mundo, Black Friday e as festas fim de ano, devem continuar com a movimentação da economia e o consumo das famílias positivamente.

A tendência do consumo para os meses de novembro e dezembro são bastante positivas e ela vem mantendo esse crescimento. A nossa expectativa é chegar até a projeção de 3,30% Marcio Milan, vice-presidente da Abras
  

Ainda de acordo com Milan, o ano de 2022 serviu como aprendizado devido à pandemia. 'Este ano tem se demonstrado um ano de bastante aprendizados. Nós saímos de uma pandemia e os supermercados se adequaram rapidamente. Em toda essa transformação tem sido muito positivo para os consumidores e consumo", declarou. 

Manifestações

Questionado sobre se as manifestações e os bloqueios em rodovias do país interferiram no abastecimento e no valor dos produtos, o executivo informou que o setor afetado foi de frutas, verduras e legumes, e reiterou que não houve aumento de preço por causa da falta de produto.

"Estamos com o abastecimento totalmente regularizado. Nós temos uma preocupação grande com o abastecimento em função do fechamento, e os produtos naquele momento afetados foram mais frutas, verduras e legumes, e rapidamente teve solução. Então, não temos hoje a questão de falta de abastecimento no Brasil como um todo', disse.

Dia dos supermercados

A partir deste ano, no segundo sábado do mês de novembro, a rede de supermercados terá um dia festivo com descontos, ofertas e promoções relevantes no denominado Dia dos Supermercados, é o que diz Celso Furtado, vice-presidente de Vendas e Marketing na Abras.

A iniciativa visa valorizar os 28 milhões de consumidores que visitam os super diariamente. 

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