Brasil & Mundo

Bolsonaro garante que vetará fundo eleitoral aprovado no Congresso

O presidente Jair Bolsonaro fala à imprensa no Palácio da Alvorada
O presidente Jair Bolsonaro fala à imprensa no Palácio da Alvorada |  Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou na noite desta terça-feira (20) que vetará o fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada, no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2022.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1417615227122814976?s=20

Nesta segunda-feira (19), em entrevista exclusiva para a Rádio Nacional, o presidente já havia sinalizado a intenção de vetar o valor aprovado pelos parlamentares.

“A tendência nossa é não sancionar isso daí em respeito aos trabalhadores, ao contribuinte brasileiro”, disse o presidente. Ele defendeu que o recurso poderia ser melhor aplicado na construção de pontes e construção de malha rodoviária, por exemplo.

O fundo de financiamento de campanha foi criado após a proibição do financiamento privado, em 2015, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob o argumento de que as grandes doações empresariais desequilibram a disputa eleitoral. Nas eleições de 2018, o valor reservado para as candidaturas foi R$ 2 bilhões. O veto presidencial, se confirmado, precisará ser analisado pelos congressistas, que podem derrubá-lo. 

< Brasil tem mais de 544 mil vidas perdidas pela Covid-19 Botafogo perde em casa e desgarra do pelotão da frente na Série B <