Brasil & Mundo

Bombeiros de Maricá abrem as portas do destacamento

Quem passa pela RJ-106, na altura do km 28, sentido Região dos Lagos, logo vê o destacamento do 3º Grupamento de Bombeiros Militar. No caminho para uma reunião, a nossa equipe parou para conhecer um pouco do trabalho da unidade, que se desdobra para atender ao município de Maricá, cuja área territorial chega aos impressionantes 362,480 km². Entre o extenso litoral de um lado e uma cordilheira de montanhas do outro, essa definitivamente não é uma das tarefas mais fáceis.

Há quase três anos à frente da unidade, o Major Gilvane Dias coordena quase 40 homens. A sala de Controle Operacional funciona 24 horas por dia, monitorando 3 linhas telefônicas de serviço (193) para atender as ocorrências, que nunca param de chegar. Do outro lado, na Central de Administração, dois oficiais realizam serviços internos, como atendimento ao público e dúvidas sobre a taxa de incêndio, por exemplo.

Instalada numa área de 1000 metros quadrados, o destacamento tem dois prédios que abrigam salas, alojamentos, uma pequena academia de ginástica, uma sala de práticas esportivas (os homens competem entre si num projeto de Jiu Jitsu), além de refeitório e garagem para as viaturas que fazem os atendimentos de emergência (uma ambulância, uma viatura de resgate e outra batizada de Auto Tático de Emergência) – todas fartamente equipadas para qualquer situação. Até um barco está à disposição para eventuais inundações, como aconteceu em junho deste ano, quando o condomínio Minha Casa, Minha Vida, em Itaipuaçu, foi tomado pelas águas depois de uma forte chuva, deixando centenas de desalojados.

Prevenir é a palavra de ordem por aqui. Para conseguir um índice de sucesso nos atendimentos, é necessário planejamento. Uma equipe já começou o mapeamento das trilhas espalhadas pela cidade, que têm sido bastante frequentadas pela população e por turistas, que lotam a região durante o verão.  “Queremos conhecer a área de cada trilha, faremos treinamentos em diferentes pontos para prever qualquer tipo de situação que ameace a segurança dos frequentadores”, garante Dias, que foi campeão de Socorro Florestal de Fogo em Vegetação, em 2015.

Recentemente, uma parceria com a Prefeitura abriu espaço para um núcleo permanente no distrito de Inoã, em Itaipuaçu. "É o segundo maior loteamento da América Latina e a distância, sempre prejudica o trabalho. Agora já não temos mais esse problema. Maricá tem de tudo: fazendas, pastos, restinga, turfa, áreas de preservação ambiental, praias e matas. A gente treina para que outros possam viver. Esse é o nosso lema!”, conclui.

O quartel está aberto à visitas e recebe escolas de todo o município para que as crianças também possam conhecer o trabalho. O endereço é Rodovia Amaral Peixoto, km 28.5, em Maricá.

< Skatista de Niterói cria marca 100% sustentável Os Outros Batutas no Teatro Municipal de Niterói <