Brasil & Mundo

Brasil tem primeiro caso suspeito de coronavírus

Paciente foi internada em hospital de Belo Horizonte. Foto: Agência Minas

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou nesta quarta-feira (22) que investiga um caso suspeito de coronavírus, doença que está assolando a China.

Segundo o órgão, uma brasileira de 35 anos que esteve em Shangai, na China, e que chegou em Belo Horizonte no último sábado (18), foi internada com sintomas respiratórios compatíveis com o coronavírus, uma doença respiratória viral aguda.

O caso foi notificado como suspeito. "Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microorganismo de alerta sanitário internacional", informou o órgão em nota.

Ela foi inicialmente internada na UPA Centro Sul de Belo Horizonte ontem (21) e transferida para o Hospital Eduardo de Menezes (HEM). A paciente está em estado estável. Os exames para descartar ou confirmar o diagnóstico estão em andamento.

Doença afeta China

A Comissão de Saúde da China informou que o novo coronavírus já provocou nove mortes e que 440 pessoas estão infectadas. O surto teve início na cidade de Wuhan no mês passado e, agora, já se estende a 13 províncias do país.

Segundo uma autoridade chinesa, a Comissão de Saúde determinou que Wuhan adote as medidas mais rigorosas possíveis e limite concentrações públicas.

A autoridade disse que os membros da comissão vão cooperar com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras nações. Houve a confirmação de casos no Japão, na Coreia do Sul, na Tailândia, em Taiwan e nos Estados Unidos.

Muitos países estão reforçando checagens em antecipação às férias de Ano Novo Lunar. Espera-se que milhões de pessoas realizem viagens dentro e fora da China.

A OMS declarou que são necessárias mais informações para compreender o mecanismo de propagação do vírus. A agência de saúde das Nações Unidas fará uma reunião de emergência nesta quarta-feira em Genebra, na Suíça.

O vírus

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Segundo informações divulgadas pelo Centro de Controle de Doenças Americado - CDC e Organização Mundial da Saúde – WHO, as autoridades chinesas relataram que um novo coronavírus (nCoV) foi identificado no país.

Ontem foi identificado o primeiro caso nos EUA. Também já foram identificados casos em outros países (Japão, Tailândia, Coreia do Sul), todos os casos identificados foram de pessoas que estiveram na região de transmissão.

< Preguiça é flagrada tentando atravessar fora da faixa em Piratininga Plataforma Urbana da Engenhoca abre vagas para cursos <