Condição

Bruce Willis é diagnosticado com quadro de demência

Estado atual é decorrência de doença degenerativa já anunciada

Ator se aposentou no ano passado em decorrência da doença
Ator se aposentou no ano passado em decorrência da doença |  Foto: Rede social
  

O astro do cinema Bruce Willis foi diagnosticado com demência frontotemporal (conhecida com DFT). A condição é consequência da progressão da afasia, doença generativa que obrigou o ator a se aposentar em março de 2022. O comunicado foi feito através da família de Bruce, em suas redes sociais.

"Nossa família queria começar expressando a mais profunda gratidão pela incrível manifestação de amor, apoio e histórias maravilhosas que todos recebemos desde que compartilhamos o diagnóstico original de Bruce. Nesse espírito, queríamos dar a vocês uma atualização sobre nosso amado marido, pai e amigo, pois agora temos uma compreensão mais profunda do que ele está passando", disseram os familiares no início do texto. 

O primeiro diagnóstico da afasia foi revelado ainda em 2022. Na época, a família do ator disse que ele sofria de uma condição médica que estava afetando suas habilidades cognitivas e iria fazer uma pausa na atuação.

“Bruce sempre acreditou em usar sua voz no mundo para ajudar os outros e aumentar a conscientização sobre questões importantes, tanto pública quanto privadamente”, escreveu a família.

"DFT é uma doença cruel que muitos de nós nunca ouvimos falar e que pode atingir qualquer um. Para pessoas com menos de 60 anos, DFT é a forma mais comum de demência, e como o diagnóstico pode levar anos, DFT é provavelmente muito mais dominante do que sabemos. Atualmente, não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos poder mudar nos anos à frente", acrescentaram. 

Bruce Willis nasceu na Alemanha, mas foi criado nos Estados Unidos. O ator começou a fazer sucesso na série "A gata e o rato", ao lado de Cybill Shepherd.

Além disso, Bruce participou de diversos filmes de sucesso, como: "Duro de matar" (1988), "Pulp Fiction: Tempo de Violência" (1994), "Armageddon" (1998) e "O Sexto Sentido" (1999). O trabalho mais recente do ator foi “Detetive Knight: Independence”, lançado em janeiro de 2023 e é a terceira parte da série de filmes de suspense “Detective Knight”. Ele também ganhou dois prêmios Emmys, pela série "A gata e o rato" e por uma participação em "Friends".

“Bruce sempre encontrou alegria na vida – e ajudou todos que ele conhece a fazer o mesmo. Significa o mundo ver esse sentimento de cuidado ecoado de volta para ele e para todos nós”, acrescentou o comunicado. Ficamos muito comovidos com o amor que todos vocês compartilharam por nosso querido marido, pai e amigo durante este período difícil. Sua compaixão, compreensão e respeito contínuos nos permitirão ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível", finalizou o comunicado.

Bruce Willis foi casado por 13 anos com a atriz Demi Moore e tiveram três filhas: Rumer, Tallulah e Scout. Atualmente ele é casado com a modelo Emma Heming Willis, com quem outras duas filhas: Evelyn e Mabel.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rumer Glenn Willis (@rumerwillis)

< Houve 29 tiroteios em torno de escolas na 1ª semana de aulas no Rio PF vai entrar na investigação do assassinato de Marielle Franco <