Caso Jéssica

Choquei perde mais de 1 milhão de seguidores após fake news

Jéssica tirou a própria vida após aparecer em prints falsos

Jéssica morreu na última sexta-feira (22)
Jéssica morreu na última sexta-feira (22) |  Foto: Reprodução

A página Choquei perdeu mais de um milhão de seguidores, nos últimos dias, de acordo com dados da Social Blade, empresa de rastreamento e análises de mídias sociais.

Os internautas deixaram de seguir o perfil após a morte da estudante Jéssica Canedo, de 22 anos, que tirou a própria vida, após ser alvo de uma notícia falsa, compartilhada pela Choquei.

Jéssica morreu na última sexta-feira (22), e o caso gerou grande indignação no país. Políticos e personalidades engajaram uma onda de boicote à página, criada e administrada por Raphael Souza, que restringiu seu perfil pessoal - diante da polêmica.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) iniciou uma campanha com a #paredeseguirachoquei. Após a publicação do deputado, a Choquei havia perdido cerca de 100 mil seguidores em 10 minutos.

“Não tem como ainda ter tanta gente seguindo a Choquei. Parem de seguir e vamos acompanhando os números caindo”, incentivou o parlamentar.

Entenda o caso

Jéssica foi vítima de uma notícia falsa compartilhada por perfis de fofoca. A fake news envolveu a divulgação de uma suposta conversa no Instagram, na qual Jéssica e o humorista Whindersson Nunes estariam flertando. Mas isso nunca aconteceu.

Jéssica chegou a dizer que estava sendo vítima de notícia falsa e afirmava que as montagens estavam sendo feitas para prejudicá-la. 

A jovem disse ainda que estaria sofrendo ataques em razão do ocorrido e fez um desabafo pedindo o fim das críticas nas redes sociais. 

A morte da jovem foi confirmada pelo perfil de sua mãe, Inês Oliveira, na última sexta (22). O caso gerou revolta nas redes sociais contra as páginas que publicaram a fake news, sem checar as informações.

O escritório do influenciador e humorista Whindersson Nunes, lamentou o ocorrido.

“Whindersson Nunes foi surpreendido com a triste notícia do falecimento da jovem Jéssica. Perplexo com o desencadeamento desse novo massacre público proporcionado pelo uso negativo das redes sociais, o artista lamenta: 'Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho'", disse o comunicado.

< Quer trocar o presente de Natal? Conheça todos os seus direitos Suspeito de furtar empresário é agredido e preso em Copacabana <