Cerimônia

Com a presença de Lula, Zanin toma posse como ministro do STF

O evento contou com cerca de 350 pessoas na sede da Corte

Zanin chegou ao Supremo após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Zanin chegou ao Supremo após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva |  Foto: Divulgação/Agência Brasil

O advogado do Lula, Cristiano Zanin, tomou posse, na tarde desta quinta-feira (3), como novo ministro Supremo Tribunal Federal (STF). O evento contou com cerca de 350 pessoas na sede da Corte.

A cerimônia foi acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Janja Silva, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ministros do governo federal, governadores e outras autoridades também estão presentes.

Leia +: Zanin toma posse no cargo de ministro do STF nesta quinta

Conforme foi definido pelo cerimonial do STF, a cerimônia durou cerca de 15 minutos. A sessão foi aberta pela presidente da Corte, Rosa Weber. Após a execução do Hino Nacional, Zanin será conduzido ao plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, integrantes mais novo e mais antigo no tribunal, respectivamente.

Em seguida, o novo ministro prestou juramento de cumprir a Constituição e assinou o termo de posse. Não houve discurso.

Zanin entra na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que, em abril, se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos. 

O novo ministro chegou ao Supremo por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e o plenário da Casa. Ele atuou como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato.

Agência Brasil

< Flamengo recebe Olimpia no Maracanã pelas oitavas da Libertadores Fla terá desfalques importantes para a partida contra o Olimpia <