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Comércio espera receber 100 milhões de consumidores nesta Páscoa

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas espera um movimento de mais de 100 milhões de consumidores que deverão ir às compras nesta Páscoa em todo o país. Segundo uma pesquisa feita pela CNDL, 69% dos consumidores pretendem comprar ou já compraram presentes e chocolates. Apenas 12% disseram que não.

Entre os que vão comprar presentes ou produtos para a Páscoa, 41% pretendem gastar o mesmo que o ano passado, enquanto 36% pretendem gastar menos e, 15%, um valor superior do que gastou em 2017. O levantamento mostra ainda que a maioria dos consumidores pretende comprar a mesma quantidade de produtos que adquiriram em 2017 e que 31% pretende comprar mais produtos este ano, enquanto 14% pretende comprar menos. A média de compras esperada é de cinco produtos, com gasto médio estimado em R$ 135,03.

A maioria dos entrevistados (41% do total) disse ter a sensação de que os preços dos produtos este ano estão mais caros do que em 2017. Nove entre cada dez consumidores disseram ainda que vão pesquisar os preços antes de comprar os produtos. Entre os mais procurados, estão os ovos de chocolate (61% dos entrevistados), bombons (51%) e barras de chocolate (48%).

“O consumidor brasileiro já aprendeu que a variação de preços dos ovos de páscoa é enorme e pode ficar próxima a 100% em algumas cidades, de acordo com o Procon. Então, ir às compras na primeira loja que aparece é um erro grave. O ideal é se planejar com antecedência, usar a internet para pesquisar e só tomar decisões depois de ter visto os preços praticados em vários estabelecimentos. Por fim, é válido refletir: é necessário mesmo comprar ovos, ou este é apenas mais um símbolo de consumo? Muitas vezes o chocolate em outros formatos, como a barra, por exemplo, sai muito mais barato para o consumidor. Mas, em todo caso, se a pessoa fizer questão, pode buscar ovos artesanais ou caseiros, que saem mais em conta e também podem ser ótimos presentes”, disse Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

A pesquisa ouviu 859 consumidores, de ambos os gêneros, com idade acima de 18 anos e de todas as classes sociais, em todas as capitais brasileiras.

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