Brasil & Mundo

Covid-19: apesar de 10 mil novos casos, número de óbitos desacelera

Covid-19, coronavírus, paciente, profissionais da saúde, Heal, pandemia
Com 190 mortes hoje, taxa de recuperação nacional chega a quase 90%. Foto: Pedro Conforte

Dados divulgados na noite deste domingo (1º) pelo Ministério da Saúde, mostram que o Brasil registrou nas últimas 24 horas 10.100 novos casos de Covid-19. No total, a doença acometeu 5.545.705 brasileiros e foi responsável por 160.074 óbitos, uma alta de 190 mortes desde o registro de sábado (31).

Um dia antes, o Ministério da Saúde havia confirmado mais 407 mortes decorrentes de complicações causadas pelo novo coronavírus no Brasil, sendo este um número superior.

O boletim deste domingo informou que o número de recuperados vem aumentando e chega a quase 90% do total de infectados: 4.980.942 pessoas - 89,8% do total. O Brasil está em 2º lugar no total de recuperados do mundo, atrás apenas da Índia, que também está na frente em número de casos. A Índia registra 8,18 milhões de infectados e 4,49 milhões de recuperados.

O relatório da Saúde registra, ainda, que há 2.359 óbitos em investigação no momento.

Estado do Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registra, até este domingo (1º), 311.014 casos confirmados e 20.611 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 472 óbitos em investigação e 2.163 foram descartados. Entre os casos confirmados, 285.592 pacientes se recuperaram da doença.

Maricá

Já Maricá registra, até este domingo (1º), 4.364 casos confirmados e 138 óbitos por Covid. Estão curadas da doença 4.132 pessoas e há no momento 89 casos ativos, além de 32 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

Após a coleta dos exames feitos por testes rápidos, 8% das pessoas amostradas apresentaram algum anticorpo contra o vírus, segundo a prefeitura. Ou seja, em termos estatísticos, as medidas de contenção adotadas, como o isolamento social e as restrições de funcionamento, se mostraram eficazes.

O documento elaborado com a Secretaria de Saúde e com o Instituto de Ciência e Tecnologia de Maricá (ICTIM) foi baseado em uma coleta de exames dos residentes para saber a prevalência, ou seja, o teste de soro que mostra a quantidade de pessoas que teve contato com o vírus no passado e a incidência, que é o PCR.

Chefe do laboratório de biologia molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor do Laboratório de Diagnóstico Molecular Dr. Francisco Rimolo Neto, em Maricá, o virologista Amilcar Tanuri coordenou o grupo de estudo para mapear como o vírus da Covid-19 circula no município.

Os métodos e resultados da pesquisa e como a doença afeta determinados grupos foram tema de entrevista neste sábado (31) para um canal de TV. Tanuri comentou o relatório do 1º Ciclo Sentinela de Maricá. "Avaliações da Secretaria de Saúde do município mostram a situação da pandemia sob controle na cidade, um resultado que ações como a pesquisa, ajudam a manter", disse o governo municipal.

As prefeituras de São Gonçalo e Niterói não divulgaram boletim epidemiológico atualizado até a publicação da reportagem.

Com Agência Brasil. Publicada às 20h51.

< Domingo de caminhadas eleitorais em Niterói e São Gonçalo São Paulo goleia Flamengo no Maracanã <