Brasil & Mundo

De volta ao mar

Uma tartaruga verde de quase cinco quilos e 33 centímetros foi solta na praia de Ponta Negra, em Maricá, nesta quarta-feira (29). O animal, que pertence à espécie Chelonia mydas, ficou em cativeiro por nove meses depois de ter sido encontrado doente na praia de Jaconé.

Um grupo de crianças de escolas municipais acompanhou a devolução da tartaruga ao mar. Uma primeira tentativa foi realizada na praia de Guaratiba, mas como o mar estava muito agitado, o animal não conseguiu voltar ao seu habitat natural.

O novo local escolhido foi a praia de Ponta Negra. Assim que ela foi colocada na areia, conseguiu entrar no mar, sem maiores dificuldades. Todo o trabalho foi acompanhado pela bióloga e responsável pela parte de educação ambiental, Mariana Buratto.

“As crianças precisam entender que realmente não podem jogar lixo na praia. É importante ver a garotada entendendo isso na prática”, reforçou a primeira dama Rosana Horta, que também acompanhou a ação.

A Secretaria de Cidade Sustentável gravou um vídeo do momento em que o animal entrou no mar e apresentou às crianças que não puderam acompanhar o processo. Os agentes ainda deram uma aula teórica sobre os resíduos sólidos que estão prejudicando a fauna marinha e o meio ambiente em geral.

< Ambulantes fazem manifestação no centro de Niterói Pelas Lentes do Sensível no MAC <