Justiça

Deputado George Santos, filho de brasileiros, é detido nos EUA

Político se entregou em um tribunal de Nova York

Ele havia sido convocado a depor nesta quarta
Ele havia sido convocado a depor nesta quarta |  Foto: Reprodução/Facebook
 

Foi detido em Nova York (EUA), nesta quarta-feira (10), o deputado republicano dos Estados Unidos George Santos. Ele é acusado de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos.

Ele havia sido convocado a depor nesta quarta. O Departamento de Justiça norte-americano disse que o político se entregou em um tribunal.

Em janeiro deste ano, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) informou que pediria a reabertura do processo contra George Santos, filho de brasileiros, que tramita na 2ª Vara Criminal de Niterói. Ele é réu por suspeita de crime de estelionato em Niterói, em 2008.

Santos é acusado de ter comprado sapatos no nome de uma pessoa que já tinha morrido. Na época, com 19 anos, Santos assumiu o crime, porém o processo ficou suspenso desde 2013, pois ele nunca mais respondeu aos questionamentos da Justiça Fluminense.

O parlamentar eleito nos Estados Unidos teve sua prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no entanto o processo foi suspenso por conta da impossibilidade de localização do réu. Devido à suspensão do processo, a prescrição do crime também foi impedida de acordo com a legislação brasileira. 

Além da acusação de estelionato, George Santos confessou ter mentido na campanha para deputado federal nos EUA. 

Filho de uma faxineira e de um pintor que emigraram do Brasil para os Estados Unidos, George Santos foi um dos mais jovens parlamentares eleitos para o Congresso americano e o primeiro republicano abertamente gay eleito, em novembro do ano passado, para a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. 

Em sua campanha eleitoral, ele informou que se formou na Faculdade Baruch, em Nova Iorque e, além disso, teria trabalhado no Goldman Sachs e no Citibank e que sua fortuna provinha das das 13 propriedades que possuí. 

No entanto, durante uma investigação feita pelo jornal The New York Times, em dezembro, foi revelado que a história não era verdadeira. 

No dia 26 do mesmo mês, Santos quebrou o silêncio e revelou durante uma entrevista para a imprensa norte-americana que nunca cursou uma universidade e também não trabalhou em grandes bancos e muito menos possui propriedades.

Para o site City and State New York, ele disse: “Eu embelezei meu currículo? Sim, e eu me arrependi, mas eu não sou uma fraude”.

Além disso, o deputado negou ter cometido qualquer crime no Brasil ou nos Estados Unidos. Santos ajudou a oposição republicana a retornar o controle da Câmara dos Deputados, porém sua vitória histórica em um distrito democrata no estado de Nova York é posta à prova.

Os líderes do partido de Santos se mantêm distante. Já os parlamentares democratas pedem uma investigação e também a renúncia dele. George Santos já afirmou, porém, que não vai renunciar.

< Tempo virou: confira a previsão para o fim de semana no Rio Empresário é morto a tiros dentro de carro em Nova Iguaçu <