Declaração

Desembargador do TJ-PR causa revolta após falar do Norte e Nordeste

Ele afirmou que Paraná tem nível cultural superior

Mário Helton Jorge é juiz substituto desde 1990 e foi promovido a desembargador do TJ-PR em 2008
Mário Helton Jorge é juiz substituto desde 1990 e foi promovido a desembargador do TJ-PR em 2008 |  Foto: Reprodução/ TJ-PR
 

Durante uma sessão realizada na última quinta-feira (13), o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Mário Helton Jorge, afirmou que o estado tem um nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste do país, além de não possuir o "jogo político dos outros estados". A declaração foi feita durante a apreciação de um recurso na 2ª Câmara Criminal, em Curitiba.

"Porque é uma roubalheira generalizada. E isso no Paraná, que é um estado que tem um nível cultural superior ao Norte do país, ao Nordeste, etc. É um país que não tem esse jogo político dos outros estados. Aqui no Paraná, é uma vergonha (Sic)", disse.

A afirmação do magistrado gerou repercussão e críticas nas redes sociais, levando-o a se manifestar sobre o assunto por meio de nota. Mário Helton Jorge afirmou que se referiu à corrupção em geral, mas não se desculpou pela declaração polêmica.

O TJ-PR também se pronunciou sobre o caso, alegando que a fala do desembargador foi feita em um contexto de crítica ao próprio estado do Paraná, que sofre com a corrupção.

"Não houve intenção de menosprezar ou estabelecer comparação de cunho preconceituoso contra qualquer pessoa, instituição ou região. O magistrado lamenta o ocorrido e pediu sinceras desculpas pelo comentário", diz trecho da nota divulgada.

Mário Helton Jorge é juiz substituto desde 1990 e foi promovido a desembargador do TJ-PR em 2008.

< Emirados Árabes autorizam a extradição de Thiago Brennand ao Brasil Marca de roupa compara pessoas a animais e causa indignação na web <