Intolerância religiosa

Estátua de Iemanjá é depredada no Maranhão

Imagem teve o rosto quebrado

Estátua teve o rosto quebrado nesta madrugada
Estátua teve o rosto quebrado nesta madrugada |  Foto: Reprodução
  

Uma estátua de Iemanjá foi depredada, na madrugada deste sábado (23), na Praia de Olho d’Água, em São Luís, no Maranhão. A imagem é um marco para cidade, além de ser considerado um ponto turístico na região e ponto de referência de culto a religiões de matriz africana.

O monumento, que está na região há cerca de 30 anos, teve o rosto quebrado. Vale lembrar que em 2019, a imagem passou por uma restauração feita por um grupo de fiéis.

Ainda não há informações de quem cometeu o vandalismo. Neste domingo (23), o governo do Maranhão repudiou o ocorrido e informou que a polícia vai investigar o caso. 

"O monumento é alusivo ao processo de luta dos povos de terreiro maranhenses por reconhecimento e liberdade religiosa. Além de um dano ao patrimônio público, trata-se de um ataque de racismo religioso aos povos tradicionais de terreiro que deve ser repudiado e combatido”, diz o comunicado do governo.

Iemanjá, que é considerada a Rainha dos Mares, é um dos orixás mais famosos no Brasil e faz parte das religiões Candomblé e Umabanda.

< Botafogo marca dois gols no fim, e busca empate contra o Santos PM de folga é morto a tiros na Zona Oeste do Rio <