Medicina

Estudo comprova eficácia de remédio com bactérias de fezes

Medicamento é uma alternativa ao transplante de microbiota fecal

O remédio foi feito com bactérias benéficas das fezes
O remédio foi feito com bactérias benéficas das fezes |  Foto: Pexels
  

Foi aprovado nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (26), o primeiro medicamento feito a partir de bactérias benéficas encontradas nas fezes humanas para o tratamento de infecções intestinais graves, apresentando-se como uma opção aos transplantes de microbiota fecal.

O novo tratamento desenvolvido pela Seres Therapeutics disponibiliza uma versão mais simples e extensamente testada dos procedimentos baseados em fezes que alguns especialistas utilizam há mais de uma década.

A agência reguladora do país, FDA, autorizou o uso de cápsulas orais para o tratamento de adultos que enfrentam dificuldades no combate ao Clostridium difficile (CDI), uma bactéria que pode ocasionar sintomas como náuseas, cólicas e diarreia intensa.

Conforme as autoridades de saúde do país, a infecção afeta aproximadamente 500 mil americanos por ano, levando a óbito entre 15 e 30 mil pessoas.

A droga, com nome Vowst, foi aprovada para o tratamento de infecções recorrentes por Clostridium difficile (CDI) em adultos com mais de 18 anos que já foram submetidos a tratamento com antibióticos.

Embora os antibióticos possam eliminar ou impedir a multiplicação da bactéria, eles também podem acabar destruindo microrganismos benéficos que habitam nosso intestino, tornando os pacientes mais suscetíveis a futuras infecções.

A FDA aprovou o tratamento com base em um estudo envolvendo 180 pacientes, no qual 88% dos indivíduos que tomaram as cápsulas não apresentaram reinfecção após oito semanas, em comparação com 60% dos que receberam placebos.

De acordo com a agência reguladora, o tratamento aprovado envolve a ingestão de quatro cápsulas por dia da pílula durante três dias consecutivos.

É importante mencionar que os efeitos colaterais comuns incluem inchaço, constipação e diarreia.

< Apresentador da Globo devolve xingamento ao vivo: 'Vai você' Mulher fica ferida ao ser empurrada em esquina no Rio; vídeo <