Vai parar?

Greve do Banco Central nesta sexta (1º) impactará PIX; entenda

Funcionários pedem reajuste de salário

Greve do BC paralisará serviços do PIX.
Greve do BC paralisará serviços do PIX. |  Foto: Arquivo Enfoco
  

Em busca de melhores condições de trabalho, funcionários do Banco Central anunciaram que nesta sexta-feira (1º) entrarão em greve. A paralisação, aprovada na segunda-feira (28), terá impactos no funcionamento do PIX, impedindo a criação de novas chaves, pausa no monitoramento e manutenção, sendo impossível que os usuários tirem dúvidas sobre a modalidade de pagamento e transferência.

Em entrevista ao UOL, Fábio Faiad, presidente do Sindicato Nacional do Banco Central (Sinal), afirmou:

Não vamos parar o Pix. Ninguém vai apertar um botão vermelho ou tirar da tomada a operação. Mas o entorno vai ser atingido: o cadastramento de novas chaves, o monitoramento, a manutenção. Essas coisas, os servidores vão parar. Este é o prejuízo que pode acontecer. Por isso, será preciso interromper parcialmente, em alguns momentos, o Pix Fábio Faiad, Presidente do Sinal

Apesar de declararem que não vão parar completamente, vale lembrar que o PIX não está incluído na Lei dos Serviços Essenciais (Nº 7.783) que define quais serviços não podem paralisar completamente em caso de greve. Sendo assim, ainda há risco do PIX não funcionar em alguns momentos durante a paralisação.

Por que a greve?

Aprovada por mais de 80% dos funcionários do Banco Central, a greve reivindica o aumento de 26,3% de salário, prometidos anteriormente pelo presidente Jair Bolsonaro, porém ainda não foi cumprido.

< Gabriel Monteiro reúne 13 denúncias na Câmara e 5 não chegaram ao conselho Idosa cai no 'filtro do tombo' e vídeo viraliza; veja <