Surreal

Impacto da 'droga zumbi' em ruas dos EUA choca a web; vídeo

Xilazina gera onda de overdoses no país

 

O impacto da xilazina, conhecida como 'droga zumbi', tem assustado internautas mundo a fora. Vídeos gravados em ruas da Filadélfia, nos Estados Unidos, e que mostram pessoas em estados críticos, viralizam nas redes sociais. 

As imagens não indicam os locais exatos dos registros. No entanto, segundo a imprensa internacional, o bairro de Kensington é famoso por ser um mercado de drogas a céu aberto.

Essa região, inclusive, enfrenta uma “epidemia” de fentanil e xilazina, gerando uma onda de overdoses no país.

Em 2022, dois terços das mortes por overdose nos EUA foram associadas ao sintético. No ano passado, o país bateu recorde de óbitos por uso excessivo de drogas, totalizando 109.680 óbitos. 

A xilazina é um medicamento de uso veterinário. A substância de baixo custo é utilizada para sedar animais como cavalos, bois e outros mamíferos. 

Em abril, o governo americano classificou o sedativo como uma “ameaça emergente” à saúde pública do país.

O consumo indiscriminado de xilazina é mais difícil de ser tratado do que o de outros entorpecentes, já que nunca foi aprovado para uso humano.

De acordo com a mídia local, para aumentar os lucros, traficantes têm misturado o fármaco a outras drogas letais, como é o caso do fentanil. 

< 'Sem chão', diz técnico da Seleção de volêi após morte de Walewska Ator Kayky Brito sai da UTI e já conversa com a família <