Brasil & Mundo

Inea multa dez barcos por pesca predatória em Itaipu

O monitoramento da pesca ilegal levou o Instituto Estadual do ambiente a multar dez embarcações que praticavam pesca ilegal na Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, a Resex Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. A operação do Inea aconteceu na tarde de terça-feira (13) e teve como objetivo coibir a pesca industrial na região. A ação contou com apoio da Capitania dos Portos e do Comando de Polícia Ambiental (CPAm).

A equipe flagrou os barcos praticando pesca predatória quando vistoriava a área marítima da Praia de Piratininga. Os proprietários das embarcações foram abordados e autuados. ”Vamos intensificar as nossas ações, pois a Resex foi criada para proteger o pescador artesanal tradicional de Itaipu. Esta é a maior demanda dos conselheiros da Resex que são, na sua maior parte, os pescadores artesanais. Os barcos de pesca industrial retiram muito pescado o que acaba prejudicando o resultado da pesca deles, que é feita a partir da praia e nas áreas próximas à costa. Por isso planejamos esta fiscalização”, ressaltou o gestor da Resex Itaipu, Carlos Martins.

A Reserva Extrativista Marinha de Itaipu é a primeira unidade de conservação estadual dessa categoria, compreendendo a área marinha adjacente às praias de Piratininga, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara e a Lagoa de Itaipu. A área é de domínio público, com uso concedido às populações cuja subsistência se baseia no extrativismo, com os objetivos básicos de proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, além assegurar o uso sustentável dos seus recursos naturais.

< Homem é assassinado com mais de 15 tiros no centro de Maricá Forró, sertanejo e pop animam Maricá <