Inquérito

Influenciador fitness é indiciado pela PF por tráfico de drogas

Renato Cariani também é acusado de lavagem de dinheiro

Renato Cariani estava sendo investigado há 10 meses
Renato Cariani estava sendo investigado há 10 meses |  Foto: Rede social

A Polícia Federal de São Paulo concluiu, neste mês, o inquérito contra o influenciador fitness Renato Cariani, de 47 anos. Ele era investigado por suspeita desvio de produtos químicos para a produção de drogas destinadas ao narcotráfico e lavagem de dinheiro. Além de Cariani, Fabio Spinola Mota e Roseli Dorth também foram indiciados pelos mesmos crimes.

De acordo com a investigação, o influenciador, que conta com mais de 7 milhões de seguidores em suas redes sociais, abastecia uma rede de tráfico de drogas comandada por criminosos do PCC, como Fábio Spinola Mota, apontado como membro da facção, e preso em 2023 na Operação Downfall. Além disso, a PF afirmou que os produtos eram desviados para a fabricação de cocaína e crack.

Leia +: Influenciador é alvo da PF em operação contra tráfico de drogas

Renato Cariani é sócio de Roseli Dorth, da Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda. , empresa responsável pela venda de produtos químicos em Diadema, Grande São Paulo. Segundo a PF, os dois tinham conhecimento do esquema criminoso e disse ter provas do envolvimento deles a partir de interceptações telefônicas feitas com autorização judicial de conversas e trocas de mensagens.

As investigações começaram em 2022, quando uma empresa farmacêutica multinacional relatou à PF que havia sido notificada pela Receita Federal sobre notas fiscais faturadas em seu nome, com pagamento em dinheiro não declarado, referentes a produtos que nunca adquiriu.

A farmacêutica apontou que desconhecia os fornecedores e os depositantes, o que resultou na abertura da investigação. Durante o período de 2014 a 2021, o grupo emitiu e faturou notas fraudulentas em nome de três grandes empresas: AstraZeneca, LBS e Cloroquímica. Apesar do pedido de prisão, a Justiça negou a medida, mesmo com o parecer favorável do Ministério Público.

No final do ano passado, Cariani postou um vídeo em suas redes sociais negando o envolvimento com o esquema criminoso e disse estar suspreso com a operação da PF.

"Fui surpreendido com um mandado de busca e apreensão da polícia na minha casa, onde eu fui informado que não só a minha empresa, mas várias empresas estão sendo investigadas num processo que eu não sei, porque ele corre em 'processo de justiça' [sic]. Então, meus advogados agora vão dar entrada pedindo para ver esse processo e, aí sim, eu vou entender o que consta nessa investigação", disse.

Quem é Renato Cariani?

Renato Cariani, de 47 anos, tem mais de 7 milhões de seguidores em seu Instagram e mais de 6 milhões em seu canal no Youtube, sendo um dos principais nomes do mundo fitness. Ele é casado com Tatiane Martines Cariani.

Em seus vídeos, ele posta receitas relacionadas a dietas e como trabalhar o seu corpo para ter uma vida saudável. Ele se apresenta como professor de química, professor de educação física, atleta profissional, empresário e youtuber.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Renato Cariani (@renato_cariani)

< Carnaval em Saquarema com atrações para todos os públicos; confira Benny Briolly revela como será sua fantasia de rainha de bateria <