Brasil & Mundo

Isenção do IPI para taxistas e deficientes é publicada em Diário Oficial

Imagem ilustrativa da imagem Isenção do IPI para taxistas e deficientes é publicada em Diário Oficial
|  Foto: Foto: Vítor Soares
A isenção vale para motoristas profissionais e para pessoas com deficiências. Foto: Vítor Soares

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei (PL) 5.149 de 2020 que prorroga a isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de até 2 mil cilindradas por motoristas profissionais, como taxistas e motoristas de aplicativos, e para pessoas com deficiência. A sanção foi publicada nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial da União (DOU).

A medida já tinha sido aprovada pelo Senado no dia 15 de dezembro. A prorrogação da isenção do IPI na compra de veículos novos vale até 31 de dezembro de 2026. O benefício vale para a aquisição de veículos novos de até R$ 200 mil, incluídos os tributos incidentes. Anteriormente, esse limite era de R$ 140 mil.

A isenção vale para motoristas profissionais e para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental severa ou profunda e pessoas com transtorno do espectro autista.

O projeto teve um trecho vetado, que ampliava a isenção para incluir acessórios que não sejam de fábrica. Hoje, apenas os acessórios e opcionais que sejam de fábrica são beneficiados pela isenção. O dispositivo foi vetado com o argumento de que não foi feito o cálculo do impacto econômico financeiro, nem foram apresentadas medidas compensatórias.

Agência Brasil

< Além da festa, réveillon de Copacabana é marcado por arrastão e feridos Lotação e trinta toneladas de lixo recolhidas em praia de Cabo Frio <