Brasil & Mundo

Maio Amarelo quer diminuir número de vítimas no trânsito

O objetivo do movimento é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar a todos, envolvendo governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. A proposta é discutir o tema e propor ações nas mais diferentes esferas.

No Rio de Janeiro, prédios públicos, como a sede do Detran, na capital, o Cristo Redentor e até o Palácio Guanabara já estão com a iluminação amarela que caracteriza a campanha.

O Corpo de Bombeiros do Estado também aderiu ao movimento e circula com fitas amarelas nas viaturas. A ideia é chamar a atenção para os altos índices de acidentes no trânsito em todo o mundo. O movimento Maio Amarelo é uma manifestação mundial de cuidado com a vida no trânsito.

Números assustadores

A Organização Mundial da Saúde aponta que os acidentes rodoviários matam 1,25 milhão de pessoas por ano, em todo o mundo, e são a principal causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Do total de mortes, 90% ocorrem nas estradas de países de baixa e média renda, que detêm apenas a metade da frota de veículos do mundo.

No Brasil, de acordo com o DataSUS, mais de 37,3 mil pessoas morrem todos os anos. "É como se um avião de médio porte caísse todos os dias com 93 passageiros a bordo. É o que representa o número de vidas que perdemos no trânsito em nosso país [todos os dias]", afirmou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que participou do lançamento da campanha, em Brasília.

< Esporte Clube Maricá é vice-líder do Grupo D José Tobias comemora 90 anos de música <