Brasil & Mundo

Maricá, Niterói e SG apresentam panorama de vacinação contra febre amarela

Com a ampliação da campanha de imunização em mais oito pontos de Niterói, além dos 30 postos de saúde que já estavam em operação, a Fundação Municipal de Saúde vacinou mais 6 mil pessoas apenas nesta quinta-feira (18). Uma nova remessa com 50 mil doses da vacina acaba de chegar, vinda do Governo do Estado.

“Ampliamos, mais uma vez, a vacinação contra a febre amarela em Niterói, com a abertura de salas de imunização no Barreto, Viçoso Jardim, Atalaia, Caramujo, Ititioca, Ponta da Areia e dois pontos no Fonseca. As pessoas devem procurar as unidades mais próximas de suas casas e se vacinarem. Niterói não possui notificações, em residentes, de casos suspeitos de febre amarela em humanos, mas independente disso é preciso se prevenir”, destaca a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos.

Catorze mil pessoas já foram imunizadas somente este ano no município. Em 2017, foram aplicadas 193 mil doses da vacina. No total, mais de 258 mil pessoas já foram vacinadas na cidade nos últimos 10 anos. A partir do dia 25 será iniciada a aplicação das doses fracionadas propostas pelo Ministério da Saúde para todo o Estado. Os macacos adoecem primeiro e servem de alerta para o monitoramento da circulação do vírus. Quem encontrar um macaco morto deve acionar a FMS pela central 153. A vacina está sendo aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Vacinação em Maricá

O município já tem 98% da população vacinada contra febre amarela, mesmo assim, a prefeitura mantém vacinação em todos os postos de saúde segunda à sexta-feira, de 8h às 17h, para vacinar as pessoas que ainda não se imunizaram. A Unidade de Emergência Santa Rita 24 horas, em Itaipuaçu, também fará a vacinação nos finais de semana.

“A nossa população está vacinada. A gente já fez a cobertura vacinal. A vacinação nunca parou em Maricá desde o ano passado. Mesmo assim, todos os postos estão com vacinas para febre amarela”, afirma a secretária de Saúde, Simone Costa. O município foi dispensado pelo Estado do Rio de participar do Dia D de Vacinação contra Febre Amarela que acontecerá no dia 27 de janeiro.

“As ações tomadas em 2017 com o cinturão de bloqueio na região atingida com um caso da doença e logo depois a vacinação em massa em toda a cidade foram conclusivas para que, hoje, Maricá esteja em uma situação bem diferente da que vive várias cidades do Estado. É importante que a população saiba disso e, em caso de dúvidas, procure um posto de saúde mais próximo da sua casa”, afirma o prefeito Fabiano Horta.

São Gonçalo

Apesar de não ter nenhum caso de febre amarela registrado, a procura pela vacina ainda lota as unidades de saúde na cidade. Este ano já foram imunizadas 6 mil pessoas nos 17 pontos de vacinação. No ano passado foram 176 mil pessoas.

Uma das unidades mais movimentados da cidade, o Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, imuniza diariamente cerca de mil pessoas. O secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha, diz que durante o período de campanha (de 19/02 a 09/03) serão 70 unidades de saúde disponíveis com a vacina. "Não há motivos para que a população se desespere em busca da vacina que sempre fez parte da nossa grade de imunização. Com o aumento do número de casos do ano passado, ampliamos os pontos de vacina para 17 unidades. Portanto, o município de São Gonçalo não apresentou nenhum caso da doença e não há motivo para alarde", explica.

Dia 27 de janeiro será o dia D de mobilização em todos os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

< Vasco: Expulsão e derrota no primeiro jogo do Campeonato Carioca Neste sábado, Maricá será portal da cultura medieval na região <