Brasil & Mundo

Mesários terão horas complementares para graduação em cursos

Alunos de escolas técnicas e universitários que trabalharem como mesários nas eleições de outubro poderão ganhar até 80 horas de atividades complementares ("horas HAC"), necessárias para a conclusão da graduação. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro já firmou um convênio para a concessão do benefício com 49 instituições de ensino superior em todo o estado (UniRio, UFF, UFRRJ, IBMEC e Faetec, entre outras).

Outra parceria entre o TRE e o Conselho Seccional da OAB/RJ, permitirá que estudantes de Direito que atuarem como mesários ganharão 40 horas de estágio por cada turno de trabalho nas eleições.

O objetivo da Justiça Eleitoral é incentivar os estudantes a se inscreverem como mesários. Somente neste ano, o cadastro de mesários voluntários do TRE-RJ  já recebeu mais de 14 mil inscrições. Quem quiser atuar como mesário voluntário nas eleições de outubro pode se inscrever pelo site do TRE-RJ ou pessoalmente em seu cartório eleitoral.

O mesário recebe auxílio-alimentação, tem preferência no desempate em concursos públicos, se previsto no edital, e ganha dois dias de folga no serviço público ou privado por dia de treinamento e de trabalho. A relação completa das instituições de ensino parceiras e o número de horas concedidas estão no site do Tribunal.

< Regata com atletas do Pan nos 204 anos de Maricá Sustentabilidade e educação ambiental em SG <