Perda

Militar do Exército do Rio morre em treinamento de paraquedismo

André Luiz, de 49 anos, estava no Mato Grosso do Sul

André ocupava a posição de subtenente no 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista
André ocupava a posição de subtenente no 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista |  Foto: Reprodução
 

O militar do Exército André Luiz, de 49 anos, que era natural do Rio de Janeiro, faleceu durante um salto de paraquedas em um treinamento realizado em Porto Murtinho, no estado de Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (19). No Exército, ele atuava no setor de paraquedismo. 

André ocupava a posição de subtenente no 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista, no Batalhão Santos Dumont, no Rio.

O Batalhão, por meio de amigos militares, comunicou o falecimento e enalteceu André como um "militar dedicado e altamente profissional" que "dedicou sua vida ao serviço da Pátria".

Além de sua carreira militar, André compartilhava sua paixão por motocicletas com amigos e familiares. Nas redes sociais, parentes expressaram luto pela perda.

"É com profunda tristeza que o Bravo das Motos anuncia o falecimento do nosso querido irmão e integrante André Luiz, fato ocorrido quando saltava de paraquedas em Mato Grosso do Sul, numa missão pelo Exército Brasileiro", escreveram amigos de um moto clube.

O Comando Militar do Oeste (CMO) confirmou que o militar faleceu "no decorrer de uma atividade operacional de lançamento paraquedista" e lamentou a morte em uma nota oficial. O CMO está investigando as circunstâncias que envolveram o incidente.

"A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML) lamenta informar que, no dia 19 de outubro, um integrante da Brigada de Infantaria Paraquedista veio a óbito, como consequência de uma atividade de salto com paraquedas, durante um treinamento militar na cidade de Porto Murtinho-MS. Medidas administrativas já foram instauradas para apurar as circunstâncias do fato e o CML vem prestando todo apoio à família desde o primeiro momento", diz a nota.

O treinamento fazia parte da Operação Pantanal e tinha como objetivo realizar exercícios do Programa de Adestramento Avançado (PAA) envolvendo Brigadas, Grandes Comandos e suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS). Participavam do treinamento oficiais de Mato Grosso do Sul, bem como militares dos estados do Mato Grosso e do Rio de Janeiro.

< Caranguejos vendidos ilegalmente são apreendidos em Niterói Justiça mantém prisão de professor acusado de filmar alunas em SG <