Abalo

Número de mortos por terremoto na Turquia e na Síria passa de 5 mil

Frio na região também dificulta os resgates

Milhares de pessoas continuam desaparecidas nos escombros
Milhares de pessoas continuam desaparecidas nos escombros |  Foto: Reprodução
  

O número de mortos no maior terremoto em 80 anos na Turquia e na Síria já passa de 5 mil e mais de 10 mil feridos. O tremor de magnitude 7,8 graus na escala Richter aconteceu na madrugada desta segunda-feira (6). O terremoto foi seguido, no início da tarde, por outro abalo de magnitude 7,7.

Na manhã desta terça-feira (7), o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, disse que o número de mortos em seu país por conta do tremor aumentou para 3,4 mil. Na Síria, o balanço de  é de pouco mais de 1,6 mil mortos. 

Abalo é o maior sentido desde 1939
  

O inverno gelado torna ainda mais complicada a situação de milhares de feridos ou desabrigados, além de afetar os esforços para encontrar sobreviventes. Milhares de pessoas estão sendo resgatadas, e milhares continuam desaparecidas entre os escombros. 

O abalo sísmico é o maior sentido desde 1939, que fica sobre várias placas tectônicas, e foi sentido em Israel, no Iraque, no Chipre e no Líbano. 

< Morre advogado baleado pela própria arma durante ressonância em SP BBB23: 'Jogo da Discórdia' deixa clima tenso entre os brothers <