Brasil & Mundo

Pedido de isenção da taxa do Enem começa na próxima segunda

Aplicativo de Celular ENEM 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe a partir da próxima segunda-feira (6) a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O exame terá duas datas em 2020: a versão digital acontecerá em outubro e a tradicional impressa em novembro. Nos dois casos, o cronograma de isenção e inscrição é o mesmo. Para não pagar a taxa de R$ 85, os candidatos devem atender os critérios de isenção. O pedido deve ser feito pela página do participante.

Os participantes que optarem por realizar a versão digital do Enem 2020 farão as provas nos dias 11 e 18 de outubro. Já a versão impressa será aplicada em 1º e 8 de novembro.

Pode solicitar a isenção da taxa quem está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio, e quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o número de identificação social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para 2020, devem fazer a justificativa de ausência. O resultado dos pedidos de isenção deve ser divulgado em 24 de abril.

Independente do formato (digital ou impresso), as inscrições para o Enem 2020 vão acontecer entre os dias 11 a 22 de maio. É importante destacar que o pedido de isenção não elimina a necessidade de efetivar a inscrição para o exame, apenas evitará o pagamento da taxa.

O resultado da prova do Enem pode ser usado para estudar em universidades portuguesas, para ingressar no ensino superior público pelo Sisu ou ainda para conseguir uma bolsa de estudos no ProUni.

< Coronavírus: Pesquisa indica baixa consciência da crise Impostos zerados para produtos usados no combate ao coronavírus <