Brasil & Mundo

Redutores de velocidade garantem mais segurança na RJ-106

A secretaria de Obras de Maricá deu início à implantação de redutores de velocidade com passagem para pedestres na Rodovia Amaral Peixoto, próximo ao radar do km 22, em São josé do Imbassaí. As intervenções foram anunciadas pelo prefeito Fabiano Horta para melhorar a segurança de pedestres e motoristas na via. O local escolhido para a primeira ação é o principal ponto de travessia dos alunos do CAIC Elomir Silva.

O grande número de acidentes no local levou a prefeitura a procurar o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para assumir a manutenção e recuperação da RJ-106 no trecho do município. O órgão estadual concedeu as autorizações necessárias. "O presidente do DER nos deu total autonomia para fazer o que quisermos durante essa gestão na RJ 106, inclusive colocar radares de velocidade para a aplicação de multas. Só temos que ver como fazer isso legalmente”, explicou Renato Machado, secretário de Obras, ressaltando que há planos também para a instalação de uma passarela no local.

“Não posso afirmar a data exata, porque está em fase de aprovação na procuradoria e depois vai para licitação, mas a nossa previsão é de que em seis meses a passarela já esteja instalada. Para minimizar o problema enquanto isso, damos esse grande passo inicial que é fazermos um "traffic calming", um redutor de velocidade mais extenso para evitar um grande impacto nos veículos pesados como carretas e ônibus e diminuir a velocidade”, garantiu o secretário.

Questionado sobre já ter um radar no Km 22, o secretário de Obras explicou.  “O radar daqui é de 80 km/h. Essa é uma velocidade muito alta para a travessia de crianças. Com o redutor queremos que chegue a no máximo 60 km/h. É o que faremos em todos os trechos com escolas, a princípio colocando o traffic calming e posteriormente as passarelas”, disse. “Automaticamente, sem nenhuma intervenção nossa, a velocidade vai ser reduzida de 80 para 50, 60 km/h”, complementou o secretário de Segurança e Trânsito, Celso Netto.

Nesta quinta-feira (26) a prefeitura estará realizando a instalação de outra passagem de pedestres no Km 17, em Inoã. Radares também serão recolocados no acesso à RJ-114, que vai para Itaboraí, e no primeiro acesso ao Centro, junto ao pórtico de chegada.

< Copa Libertadores: Apagado, Flamengo empata com o Santa Fe na Colômbia Operação da PF contra fraudes no INSS se estende para Niterói e São Gonçalo <