Conectado

Saiba como criar um bom currículo pelo celular

Recurso coloca a busca por emprego dos sonhos na palma da mão

LinkedIn é uma rede social de negócios.
LinkedIn é uma rede social de negócios. |  Foto: Mendy Ribeiro/ Colaboração
 

Com a expansão da tecnologia, principalmente nos smartphones, a busca pela melhor maneira de aprender a criar um currículo tem aumentado no Brasil. Pessoas que estão desempregadas procuram estar por dentro das novidades pela web, para conseguir o tão esperado trabalho. 

 Psicóloga, Jamile Couto 36 anos, que atua como especialista de RH, explica como criar um bom e atrativo currículo. 

"Antes de mais nada, é necessário o candidato fazer uma lista com suas habilidades técnicas e ter bem definido em qual área de atuação deseja conseguir um emprego, o que as pessoas mais erram. Por isso, devem ficar atentar são os dados de contato e o período de permanência em empresas anteriores", esclareceu. 

Pessoas que estão desempregadas procuram estar por dentro das novidades pela web
  

Segundo ela, existem sites e aplicativos confiáveis para criação do currículo, como LinkedIn, que atualmente é a principal rede de relacionamento profissional, na qual tem muitas oportunidades. Couto citou também Vagas.com, Gupy e a Catho como ótimas opções.

Vale lembrar que existem sites e aplicativos como Microsoft Word, Pages, Meu Currículo, Documentos Google e  Canva. Estes já possuem arquivos pré-definidos dentro dessas plataformas para facilitar mais ainda a criação de um bom e atrativo currículo. 

A especialista explica que para se montar um currículo claro e objetivo é preciso definir a área de atuação, destacar as principais habilidades técnicas, colocar o contato de forma visível e por fim definir estado de atuação ou disponibilidade para mudança. 

é preciso definir a área de atuação, destacar as principais habilidades técnicas, colocar o contato de forma visível e por fim definir estado de atuação e/ou disponibilidade para mudança. Jamile Couto, Especialista em RH
  

A vantagem de ter um currículo pelo celular é ter documento de forma acessível, porém o compartilhamento só deve ser feito quando de fato os pré-requisitos da vaga se enquadram com o perfil técnico do profissional, justifica Jamile. É indispensável os dados pessoais, como telefone, e-mail, cidade de atuação, o nome das empresas que trabalhou, o período e a descrição das atividades desenvolvidas. 

Passo a passo

Primeiramente, pense em suas habilidades, no que você se considera bom e tem facilidade em executar. É bom também analisar no que você tem dificuldade, para pontuar durante uma entrevista. Feito isso, pense em qual seria a vaga ideal dentro de suas características. É útil usar todas as suas formações profissionais, desde um cursinho online até um ensino superior, pois todas as experiências são válidas. Em seguida, abra o site ou aplicativo de sua preferência e separe em tópicos: 

Perfil pessoal 

1-Nome

2-Idade

3- E-mail

4- Telefones para contato com o DDD 

5- Endereço

Informações/habilidades

1- Habilidade e Competências: Explicar sobre suas características boas.Exemplo: Motivado; facilidade em trabalhar em equipe; calmo e paciente

2- Histórico Profissional: Todas as empresas e cargos que você trabalhou com exato período. Exemplo: Atendente na emprega de cosméticos - De Janeiro de 2020 a Julho de 2021 

3- Perfil Acadêmico: São suas formações como: ensino médio e superior, cursos extracurriculares até mesmo carteira de motorista. 

< Tudo o que você precisa saber pra dormir bem informado Cláudio Castro paralisa conversas com Supervia sobre tarifa dos trens <