Brasil & Mundo

Sarau de Poesia nas madrugadas de Niterói e São Gonçalo

Professor de literatura, poeta e incentivador de toda forma de cultura, João Luiz de Souza, mais conhecido como João do Corujão, nascido em São Gonçalo, morador de Niterói há quase 20 anos, é o criador do projeto "Corujão da Poesia – Universo da Leitura" que tem como objetivo criar um canal de poesia e leitura para as pessoas que apreciam arte em geral, promovendo saraus de poesia semanalmente nas cidades de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro.

O projeto que tem o cantor Jorge Ben Jor como padrinho, surgiu em 2005, inicialmente no Leblon, onde ocorria uma maratona de poesias, de meia-noite às 6h da manhã. Com o enorme sucesso, o projeto ganhou edições em Niterói e São Gonçalo.

“A poesia é um estado da alma”, declara João, que afirma que ler é uma ferramenta para avançar na vida tanto pessoal quanto profissional. O sarau é de livre participação, com microfone aberto, onde todos podem ler poemas de autoria própria ou de outros autores, ou cantar, já que o sarau é musical também.

A escolha pelo horário é ser uma alternativa para quem sofre de insônia. “A insônia cria uma angústia, uma ansiedade, eu escolhi esse horário exatamente para legitimar quem cria durante a madrugada”, explica o poeta.

As edições ficam sempre lotadas, com público bastante diversificado, desde adolescentes de 14 anos a pessoas de 85 anos. João conta que nos saraus surgem amizades e já teve até casamento.

O Corujão da Poesia também é palco da campanha “Libertando Livros”, onde dezenas de unidades são doadas e compartilhadas. João pede para que as pessoas leiam mais autores brasileiros “é importante que a gente valorize e conheça a nossa literatura, somos a língua da poesia”, opina o professor.

Para quem quiser participar, os saraus têm entrada gratuita e acontecem semanalmente, às terças-feiras, de 21h às 01h, no Cine Joia, na avenida Nossa Senhora de Copacabana, nº 680, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Em Niterói, de 15 em 15 dias, às quintas-feiras, de 21h às 02h, na Reserva Cultural, na avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, em São Domingos. E em São Gonçalo toda terceira quarta-feira do mês, de 20h às 01h, na Poderosa na Chapa, na avenida Santa Maria, nº22, no Camarão.

< Petrobras anuncia novo aumento SUS garante tratamento de convulsões por microcefalia <