Tecnologia

Twitter volta atrás e para de mostrar novo selo de verificado

O aviso substituiria o selo azul

Medida ocorreu após uma série de piadas na rede do passarinho azul
Medida ocorreu após uma série de piadas na rede do passarinho azul |  Foto: Karina Cruz
 

O Twitter voltou atrás e parou de mostrar um selo cinza para verificação de contas. A chegada do novo rótulo, que mostra a palavra "Oficial", foi anunciada na terça-feira (8). 

Em menos de 24 horas foi cancelada publicamente por Elon Musk, novo dono da empresa. Isso ocorreu após uma série de piadas na 'rede do passarinho azul'.

Por algumas horas, algumas contas tiveram dois selos de verificado: o azul, que é o mais conhecido e aparece ao lado do nome da pessoa ou empresa, e o cinza com o termo "Oficial", que passou a ser exibido abaixo do nome de usuário (ou "@").

Musk disse, via perfil oficial do Twitter, que "matou" o novo selo. Sem dar detalhes, ele afirmou que o "selo azul será o grande nivelador" de contas. "Vamos manter o que funciona e mudar o que não funciona", escreveu.

No início desta semana, Elon Musk havia mostrado a intenção de transformar a rede social na "fonte de informação mais fidedigna do mundo", defendendo a cobrança pela verificação dos perfis.

Em mensagens publicadas no Twitter, onde tem cerca de 115,2 milhões de seguidores, o bilionário disse ser essa a "missão" da empresa, acrescentado que a veracidade das informações que circulam na rede social deve torná-la "de longe" a fonte mais confiável.

Cobrança

Na semana passada, Musk anunciou que o Twitter vai começar a cobrar US$ 8 por mês aos usuários que pretendem ter seu perfil verificado, o que até o momento só era disponibilizado de forma gratuita a celebridades, jornalistas, governos e figuras políticas, científicas e culturais.

Sobre a moderação de conteúdo, Musk, que frequentemente se declara um "absolutista da liberdade de expressão", disse não ter planos para bloquear um perfil que segue os movimentos do avião particular do milionário, embora isso represente "risco direto à segurança pessoal".

Especialistas em redes sociais já alertaram que a decisão de cobrar pela verificação pode levar a uma explosão de perfis falsos e aumentar o alcance e impacto da desinformação no Twitter.

Musk assumiu o controle do Twitter na semana passada. Ele comprou a rede social por 44 bilhões de euros, tendo dissolvido de imediato o conselho de administração, além de expulsar os principais quadros e demitir cerca de metade dos 7.500 funcionários, incluindo toda a equipe dedicada aos direitos humanos.

"Não é um começo animador" para a nova gestão do Twitter, disse, no sábado, o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, que manifestou "apreensão sobre o espaço público digital".

Com Agência Brasil

< Efeito 'zoom' faz crescer procura por rinoplastia 'Nunca foi uma família normal', diz filha adotiva de Flordelis <