Surpreendente

Uma a cada 50 pessoas anda com esperma nas mãos, diz estudo

Experimento aponta para a importância da higiene adequada

Homens e mulheres foram testados para o experimento
Homens e mulheres foram testados para o experimento |  Foto: Divulgação/Pixabay

Qual é a frequência com que você lava as mãos? Nossas mãos entram em contato com diversas superfícies, tocamos nossos olhos e, inconscientemente, levamos as mãos à boca. Um estudo recente mostrou a importância de manter as mãos o mais limpas possível.

De acordo com o experimento, cerca de um terço das pessoas tinham as mãos sujas, mas não de qualquer sujeira. Surpreendentemente, ao menos um em cada 50 pessoas poderia ter traços de esperma nas mãos, sendo que duas mulheres testaram positivo para a presença da cabeça de um espermatozoide em suas mãos.

Além disso, foram encontrados resquícios de saliva nas mãos de, pelo menos, um em cada 10 participantes. Pesquisadores especialistas em análise forense coletaram amostras de 66 pessoas, uma de cada mão. Dentre os testados, 45 eram mulheres e 21 eram homens.

Em relação às mulheres onde foi detectado o esperma, uma delas tinha entre 18 e 29 anos e havia lavado as mãos uma hora antes do teste. A outra tinha de 40 a 49 anos e não havia higienizado as mãos até três horas antes da coleta.

Os pesquisadores destacaram que os resultados não puderam confirmar se as cabeças de esperma estavam presentes devido a atividade sexual recente ou se foram coletadas de superfícies contaminadas.

Mais de um terço das pessoas pesquisadas lavaram as mãos menos de uma hora antes da coleta das amostras, e mesmo assim, os cientistas encontraram cabelos e fibras nelas. Surpreendentemente, após mais de três horas sem lavar as mãos, a quantidade de cabelo aumentou em 50%.

Diante disso, é fundamental seguir algumas medidas básicas de higiene recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde, como:

  • Lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.
  • Além do sabão, o álcool em gel é indicado para higienizar as mãos, sendo útil também para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.
  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

É importante lembrar de lavar as mãos após usar o banheiro, trocar fraldas, manusear alimentos crus, antes de comer ou manusear alimentos, após assoar o nariz ou espirrar, antes e depois de tratar um corte ou ferida, e após tocar em animais de estimação ou outros animais. Essas práticas simples podem fazer uma grande diferença na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

< Pinguins são resgatados em duas praias do Rio 'Tinha medo', diz Paolla Oliveira sobre expor relacionamentos <