Brasil & Mundo

Vacina da Janssen é eficaz contra variante indiana

Imagem ilustrativa da imagem Vacina da Janssen é eficaz contra variante indiana
A variante Delta pode causar mais reinfecções. Foto: Divulgação

A Farmacêutica Johnson & Jonhson anunciou, nesta quinta-feira (1º), que a vacina da Janssen contra a Covid-19 combate a variante Delta. De acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a variante indiana tem potencial maior de causar reinfecções e novos quadros de Covid-19 em pessoas que haviam se curado da doença. 

“Os dados atuais para os oito meses estudados até agora mostram que a vacina de dose única Johnson & Johnson Covid-19 gera uma forte resposta de anticorpos neutralizantes que não diminui; em vez disso, observamos uma melhora ao longo do tempo. Além disso, observamos uma resposta imune celular durável e persistente e particularmente robusta”.

Mathai Mammen, Chefe Global da Janssen Research & Development, Johnson & Johnson

Ainda de acordo com o comunicado, a vacina neutralizou a variante Delta no prazo de 29 dias após a primeira dose, e a proteção se consolidou e melhorou com o tempo. A vacina da Janssen é a única aplicada com apenas uma dose no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, o país comprou 38 milhões de doses da vacina da Janssen, para serem entregues até dezembro deste ano. Ainda nesta quinta-feira (1º), começou a ser entregue as 3 milhões de doses doadas pelos Estados Unidos.

< Biblioteca Parque de Manguinhos reabre nesta segunda PGR pede investigação sobre Bolsonaro no caso de vacina indiana <