Decisão histórica

Vaticano autoriza benção para casais do mesmo sexo

Documento autorizado pelo Papa foi publicado nesta segunda (18)

Papa Francisco autoriza benção para casais do mesmo sexo
Papa Francisco autoriza benção para casais do mesmo sexo |  Foto: Reprodução/Instagram

O Vaticano afirmou nesta segunda-feira (18), que irá permitir que padres concedam bençãos a casais do mesmo sexo, em uma decisão histórica.

A decisão, contrária a doutrina da Igreja Católica, que condena a união homossexual, está em um documento assinado pelo Papa Francisco divulgado nesta segunda.

Agora, padres católicos romanos podem administrar bençãos a casais do mesmo sexo, se quiserem.

Eles também têm o direito de se recusar, porém, estão proibidos de impedir "a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”, conforme o documento.

A benção não pode ter nenhuma similaridade com uma cerimônia de casamento, segundo o documento, pois a Igreja Católica ainda considera essa união como "irregular" e que sua doutrina não mudou, mas afirma que a autorização de benção é "sinal de que Deus acolhe todos".

O Papa Francisco já estava considerando essa possibilidade pelo menos desde outubro.

Em agosto, ele disse que mulheres trans são "filhas de Deus" e que a igreja não pode tratá-las de forma diferente. No início do ano, Francisco criticou países que criminalizam homossexuais e disse que "a homossexualidade não é crime".

< Após relato de sequestro, Marcelinho Carioca é levado para a DP Larissa Manoela e André Luiz Frambach se casam; veja fotos <