Automático

Veja valores e como funciona o pedágio eletrônico na Rio-Santos

Sistema começou a operar nesta sexta-feira (31)

Veículos não precisam parar para pagar o pedágio
Veículos não precisam parar para pagar o pedágio |  Foto: Divulgação
 

Começou a operar nesta sexta-feira (31) o primeiro sistema de pedágio eletrônico do país, denominado "Free Flow". Este novo modelo de cobrança sem paradas estreia na rodovia Rio-Santos (BR-101) após a conclusão dos serviços iniciais realizados pela concessionária CCR RioSP e com a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O motorista não precisará mais passar pelas barreiras físicas do pedágio. Além disso, este sistema pode reduzir custos e trazer benefícios econômicos. O presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo, afirma que os valores poupados geram um crédito a favor do poder concedente, que pode ser redirecionado para novas obras ou reduções de tarifas.

O novo modelo de pedágio dispensa a estrutura das praças de pedágio como são atualmente e irá funcionar por meio de sensores e câmeras em três pontos da Rio-Santos. Nesta nova forma de pedágio, o pagamento ocorre pela leitura de uma TAG (etiqueta eletrônica), de empresas como SemParar e ConectCar, e será cobrado direto na fatura do cliente. Caso o carro não possua uma TAG, a cobrança é feita por meio da leitura da placa do veículo. Após a passagem pelo pedágio, o valor fica disponível para pagamento no site da concessionária, no aplicativo da CCR – CCR RioSP ou via WhatsApp.

A taxa para carros de passeio será de R$ 4,10 e começou a valer a partir da 0h desta sexta-feira. Já para os veículos comerciais, o valor é multiplicado pelo número de eixos. Nos finais de semana e feriados nacionais, o valor cobrado será de R$ 6,80, entre 18h de sexta-feira e 6h de segunda-feira.

< Xuxa fala sobre filme polêmico: 'Não vou dizer que me arrependo' Cristais: a beleza e a energia que encantam <