Brasil & Mundo

Vídeo: destruição em centro de triagem para imigrantes de Manaus

Dez pessoas foram atendidas, a maioria com traumas ortopédicos. Foto: Marcely Gomes/Prefeitura de Manaus

Com as fortes chuvas que atingiram Manaus, no Amazonas, na manhã desta segunda-feira (3), uma enxurrada destruiu um Posto de Interiorização e Triagem (Pitrig) da Operação Acolhida, que atende imigrantes venezuelanos. O centro fica localizado na Avenida Torquato Tapajós, no bairro Flores.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, dez pessoas foram atendidas, a maioria com traumas ortopédicos. Apenas uma mulher ainda está em atendimento.

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o momento em que a água barrenta encobre o local. Segundo a Prefeitura de Manaus, o caso aconteceu após o muro de um terreno particular desabar e causar inundações no local.

https://youtu.be/avmYfx8IVTQ

Agentes da Defesa Civil do Amazonas estiveram no local para uma vistoria e apoio aos demais órgãos competentes, que já estavam atuando no local, com suporte e atendimento às pessoas afetadas.

“O cenário é desolador, como um cenário de guerra, infelizmente”

Marcos Rotta, vice-prefeito e secretário de infraestrutura

O secretário da Casa Militar, tenente Willian Dias, afirmou que será elaborado um laudo técnico, juntamente com a perícia, para que seja avaliado as condições do terreno e, assim, os poderes estadual e federal possam montar uma nova estrutura de atendimento no local.

Doações

A Assistência Social e Cidadania (Semasc) e o Fundo Manaus Solidária irão fazer a doação de colchões e mantimentos aos imigrantes atendidos pela operação Acolhida, que serão realocados em um abrigo do governo do Estado.

"O Fundo Manaus Solidária está com a equipe técnica fazendo um levantamento de todas as necessidades, para que elas não fiquem sem esse atendimento"

Dulce Almeida, presidente do Fundo Manaus

Ocorrências

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Manaus registrou mais de 26 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas. A Central 199 de atendimento da Defesa Civil municipal registrou cinco ocorrências, entre elas: desabamento, risco de deslizamento, alagamentos e crateras.

< Enem: governo divulga datas para pedido de isenção de taxa Botafogo anuncia demissão em massa <