Cidades

Ação educativa sobre segurança no trânsito

O Maio Amarelo, uma campanha mundial de conscientização no trânsito, reuniu alunos e funcionários do Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, em Maricá, numa animada gincana na tarde de terça-feira. A equipe da Operação Lei Seca ministrou uma palestra em sala de aula mostrando aos adolescentes os perigos de misturar bebida e direção.

De acordo o chefe de educação da Lei Seca, Aldomir Torres, 51,2% das crianças entre 10 e 12 anos já experimentaram bebidas alcoólicas.“A palestra é uma coisa impactante. O jovem sempre tem a ideia de que isso não acontecerá com ele. É importante que cada vez mais ele assista palestras, que interaja com a Lei Seca através das redes sociais para nos conhecer melhor e que professores e pais falem mais sobre esse tema para que adolescente realmente se conscientize”, explicou.

A palestra contou ainda com agentes cadeirantes, todos vítimas do trânsito, que deram seus depoimentos para dezenas de alunos entre 13 e 15 anos. Para Raquel Lima, os relatos dos agentes cadeirantes ajudam o jovem a refletir sobre o perigo que é a bebida alcoólica misturada com direção. “A importância dessa palestra é muito grande porque atingimos hoje um público que acha que nada vai acontecer, que está iniciando a sua formação de opinião e que está se deslumbrando, e isso nos preocupa muito. Então, nada melhor do que os depoimentos dos agentes, dessa vivência, da experiência e desse baque de realidade”, afirmou a coordenadora da Secretaria de Ordem Pública e Trânsito.

Ao todo, a Operação Lei Seca conta com 26 cadeirantes que dão palestras em escolas e empresas e fazem ação de conscientização com outros membros da equipe nas ruas do Estado do Rio de Janeiro.

< Após morte de suspeitos, ônibus é incendiado em São Gonçalo Lojas terão que informar sobre bloqueio de celular em caso de roubo <