Cidades

Ação marca o encerramento do Junho Violeta em SG

O evento contou com diversas atividades. (Foto: Divulgação - Prefeitura de SG)

Finalizando o Junho Violeta, quando é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta sexta-feira (28), uma ação no Posto de Atendimento Médico (PAM) Neves.

O evento contou com diversas atividades, inclusive uma palestra com a equipe de enfermagem da unidade e assistentes sociais para transmitir a população os tipos de violência contra o idoso e os direitos impostos a cada um. 

“Foi um momento de orientação e esclarecimento de dúvidas, já que estamos comemorando o dia contra a violência da pessoa idosa no dia 15 de junho. Mostrar a população que não existe apenas a violência física, mas também a psicológica, sexual e até econômica”, explica Jefferson Antunes, secretário municipal de saúde. 

A ação visa chamar a atenção da população para as diferentes formas de violência contra os idosos, além de orientar sobre serviços relacionados à saúde, assistências específicas para essa faixa etária, como apoio psicológico, e apresentar os canais para denúncias dessas violações, a exemplo do Disque 100 que é realizado de forma anônima. 

Durante a programação, a roda de conversa contou com a participação da assistente social do PAM, Cristiane Torres, e a assistente social convidada do Programa Municipal de Assistência ao Idoso, Elisângela Machado. Ambas conversaram com as pessoas sobre a importância de conhecer a Lei nº 10.741 01/10/2003, os serviços disponibilizados pela Rede Municipal de saúde e assuntos como os maus tratos, que muitas vezes acontecem dentro da própria casa. 

Atividades físicas colo alongamento e dança também fizeram parte do evento.

“Quis promover um dia diferente sobre o tema. Vim mostrar aos pacientes a necessidade de fazer atividades físicas e quais tipos de exercício é possível fazer em casa, caso não tenha a possibilidade de se esforçar muito. Qualquer coisa que se faça para se movimentar é importante, pois nosso corpo é movido e se não se movimentar, adoecemos. Até andar de um ponto ao outro, na padaria, por exemplo, já é importante. As senhoras que participaram gostaram muito do ensinei, umas até filmaram para fazer sozinhas depois”, informa a educadora física, Márcia Valéria. 

A aposentada, Eurides Nunes, tem 67 anos e se consulta no PAM Neves há mais de 8 anos com as especialidades de ginecologia, fonoaudiologia e neurologia. Moradora do Porto Novo, afirma que foi ao local para uma consulta, foi convidada a participar do evento e aprovou a ideia, por não ter muito conhecimento sobre o tema. 

“Achei bem interessante, pois não conhecia esses diversos tipos de violência contra os idosos, pois sempre que ouvimos a palavra a gente acha que é só a física, o que já tem muitos casos. Se contar todas essas, só aumenta a necessidade de transmitir o quão errado isso é. Também, foi muito importante as dicas de exercício físico, porque, eu por exemplo, não tenho como fazer aula nenhuma e nem muito esforço por conta da minha labirintite. A professora deu dicas muito boas e que fazem toda a diferença”, declara.

O evento contou com a participação de mais de 30 idosos e acompanhantes. Além das palestras, ocorreu um delicioso café da manhã, aferição de pressão, distribuição de folders informativos e sorteios. 

A diretora da unidade, Luciana Vieira, informa que a atividade superou o esperado. Recebeu elogios do atendimento da equipe e agradecimentos pelo esclarecimento de um male que existe muito atualmente. 

“É um dia mundial para conscientizar toda a sociedade sobre a violência contra os idosos. Já é uma faixa etária que há muitas doenças regenerativas e os maus tratos podem contribuir para o agravamento das mesmas e uma piora na saúde. Um filho que negligencia o pai que é idoso está cometendo um crime. Nós somos multiplicadores dessas informações. Temos nossos direitos e temos que lutar por eles”, esclarece. 

O PAM Neves, localizado na Rua José Augusto Pereira dos Santos, nº 1301, tem uma média de 800 atendimentos diários. Dentre os serviços disponibilizados estão: fonoaudiologia, psicologia, assistência social, nutricionista, pediatria, ginecologia, ortopedia, geriatria, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, clínica médica, otorrino, urologia, reumatologia, angiologia, cirurgião vascular, coleta de sangue, preventivo, ECG, pesagem e exames.

< Maricá tem adoção de cães e gatos neste sábado Missas e procissões marcam o Dia de São Pedro em Niterói <