Cidades

Acessibilidade e mais redutores de velocidade na RJ-106

Uma semana após a implantação do primeiro dos cinco redutores de velocidade que a Prefeitura de Maricá vai instalar na rodovia RJ-106, a equipe da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito retornou nesta quarta-feira (2) à altura do km 22. Desta vez, a intervenção foi para retirar um dos doze obstáculos metálicos que ficam na divisória entre as duas pistas e, desta forma, possibilitar a travessia de usuários de cadeiras de rodas, providência que se tornou uma demanda da população desde a instalação do redutor.

De acordo com o secretário Celso Netto, que acompanhou o começo da intervenção, a abertura está sendo feita em caráter experimental e afirmou que espera dos motoristas o que chamou de “conduta cidadã”.

“Estamos realizando um teste que vai verificar ou não a viabilidade de haver essa passagem junto à faixa elevada. Nosso intuito é sempre salvar vidas sem, no entanto, suprimir direitos, mas vamos avaliar se haverá algum conflito de mobilidade”, ressaltou Netto. Em ambas as extremidades do trecho, foram pintadas ainda rampas para marcar o ponto de passagem dos cadeirantes.

O segundo redutor de velocidade do tipo “traffic calming” da RJ-106 começa a ser instalado nesta quinta-feira (3) na altura do km 17, em Inoã. Também receberão redutores os quilômetros 13 (também em Inoã), 19 (em São José de Imbassaí) e 25 (no Parque Nanci). A Secretaria de Obras também planeja instalar passarelas de pedestres nos próximos meses.

< Maricá inaugura hoje Serviços Integrados Municipal (SIM) São Gonçalo na luta contra o sedentarismo <