Susto

Acidente entre trem e ônibus deixa feridos em Japeri; vídeo

O acidente ocorreu próximo de 5h da manhã

Acidente deixou 13 pessoas feridas em Japeri
Acidente deixou 13 pessoas feridas em Japeri |  Foto: Reprodução

Uma colisão entre um trem da Supervia e um ônibus deixou 13 pessoas feridas na Rua Lenir Ferreira, no Centro de Japeri, na Baixada Fluminense, madrugada desta terça-feira (18). Um vídeo mostra que o trem ainda buzina ao ver que vai colidir com o ônibus, mas não adianta e o acidente ocorre do mesmo jeito. 

Os bombeiros foram acionados para a ocorrência por volta das 4h47. No local, atuam o quartel de Seropédica e Paracambi.

Até o momento, 13 pessoas ficaram feridas, sendo 9 atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e quatro pelo Corpo de Bombeiros. Não há atualizações sobre o estado de saúde das vítimas.

Duas das vítimas socorridas pelos bombeiros foram levadas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, as outras duas foram encaminhadas para o Hospital Municipal São Francisco Xavier. 

Segundo testemunhas, o ônibus fazia o trajeto da Engenheiro Pedreira até a Central e estava lotado. A perícia está sendo feita por agentes da Defesa Civil. 

A Supervia informou que "por volta das 4h35 de hoje (18), um ônibus avançou um sinal e colidiu com um trem em uma passagem de nível regular (com sinalizador e sinais sonoros e visuais funcionando) nas proximidades da estação Japeri. Neste momento, apenas a extensão Paracambi está suspensa. De acordo com as primeiras informações, duas pessoas que estavam dentro do coletivo ficaram levemente feridas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para as providências necessárias".

Todas as passagens regulares são sinalizadas de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A SuperVia lembra que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503/97), os trens têm preferência de passagem em relação aos demais veículos. "Buscar sinais de aproximação dos trens é uma conduta prudente e necessária que deve ser adotada por todos ao atravessar a linha férrea", esclareceu.

A concessionária reforça, ainda, que os trens são grandes e pesados e, por isso, não conseguem parar imediatamente após o acionamento da frenagem. "A uma velocidade de 80km/h, por exemplo, depois de acionada a frenagem de emergência, o trem percorre aproximadamente 290 metros até parar completamente." Segundo a SuperVia, por volta das 10h a extensão Paracambi voltou a operar normalmente. 

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) informou que "apura as circunstâncias de um acidente entre um trem e um ônibus, em uma passagem de nível, em Japeri, no início da manhã desta terça-feira (18). Nossa fiscalização está no local. A circulação de trens no trecho entre as estações Japeri e Paracambi foi suspensa."

A Transportes Blanco, empresa responsável pelo ônibus, disse que irá apurar a conduta do motorista e que colabora com as investigações.

< Obras da Cedae deixam moradores da Baixada Fluminense sem água Movimento pede registro do Hip Hop como Patrimônio Cultural <