Cidades

Alameda recebe sanitização neste sábado

Neste sábado (28), o serviço será realizado na Alameda São Boaventura, no Fonseca, e em ruas do Caramujo e do Barreto. Foto: Berg Silva/Ascom Niterói

O Morro do Cavalão, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, recebeu a visita, nesta sexta-feira (27) de agentes sanitários para a higienização das ruas e vielas contra o novo coronavírus. Neste sábado (28), o serviço será realizado na Alameda São Boaventura, no Fonseca, e em ruas do Caramujo e do Barreto.

Equipes da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e agentes de sanitização da empresa contratada pela Prefeitura de Niterói fizeram, nesta sexta-feira (27), a aplicação da solução de quaternário de amônia de quinta geração para limpeza do Cavalão.

O produto utilizado pelas equipes é o mesmo usado pela China para desinfecção das ruas chinesas. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou a importância de se buscar experiências que foram bem sucedidas na prevenção ao coronavírus.

“Em todos os países onde houve sucesso no trabalho de prevenção, foi realizada essa sanitização em locais de grandes aglomerados humanos. Esse trabalho é importante porque vai possibilitar a limpeza do ambiente externo da comunidade. O objetivo é neutralizar esse espaço por algumas semanas para que não haja a propagação do vírus. E seguimos pedindo para que a população também faça a sua parte, respeitando e nos ajudando a cumprir as medidas de isolamento social”, afirmou.

O secretário municipal de saúde, Rodrigo Oliveira, contou que essa é mais uma ação de combate ao coronavírus.

“O trabalho de desinfecção complementa as demais ações. Estamos investindo na rede municipal de saúde com abertura de novos leitos, fluxo de atendimento separado para pacientes com sintomas respiratórios, capacitações, entre outras medidas para enfrentarmos essa pandemia”, explicou Rodrigo.

Ação nas ruas

O trabalho de sanitização das ruas de Niterói começou na segunda-feira (23) pelas principais ruas de Icaraí. Utilizando equipamentos de proteção individual, os agentes percorreram as vias principais e transversais aplicando o produto nas calçadas, fachadas de prédios, praças, bancos e pontos de ônibus.

O bairro de Icaraí foi o primeiro local a receber a sanitização em Niterói por ser a região da cidade com o maior número de casos suspeitos de Covid-19 até o momento e também o local com concentração mais elevada de moradores com idades a partir de 60 anos.

O serviço também foi realizado nas comunidades da Vila Ipiranga e do Morro do Estado, em nas principais ruas do Centro, Fonseca e Icaraí, entre elas a Avenida Amaral Peixoto, Avenida Roberto Silva, um trecho da Avenida Visconde do Rio Branco (do terminal rodoviário até a Praça JK) e ruas Coronel Moreira César, Gavião Peixoto e Miguel de Frias, em Icaraí, Rua da Conceição, no Centro, e ruas Alzira Vargas, Tenente Osório, Dr. Souza Soares, Santo Cristo e parte da Rua São Januário, no Fonseca, entre outras vias do entorno.

A substância quaternário de amônia de quinta categoria age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém a superfície desinfetada por até seis meses, dependendo da circulação de pessoas.  

< Gustavo Schmidt quebra silêncio sobre confusão em Niterói Quase 10 mil imunizados contra H1N1 em Maricá <