Rede Escola

Aplicativo com 'botão do pânico' está disponível às escolas do Rio

Novidade foi anunciada pelo governador Cláudio Castro

O aplicativo Rede Escola pode ser baixado pro celulares do tipo Android ou IOS
O aplicativo Rede Escola pode ser baixado pro celulares do tipo Android ou IOS |  Foto: Péricles Cutrim
 

O aplicativo Rede Escola, criado pelo Governo do Estado junto com a Polícia Militar, já está disponível para downloads, seja por alunos, professores, diretores e outros integrantes da educação. Ele pode ser baixado por celulares com funcionamento do tipo Android ou IOS. A novidade, que funciona como um ''botão de pânico'' nas escolas, foi anunciada nesta segunda-feira (3), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Além disso, 4,4 mil profissionais da educação da rede estadual de ensino foram treinados pela Polícia Militar com instruções básicas sobre como agir em casos no qual o acionamento pelo aplicativo seja necessário. 

Após a criação de um comitê interdisciplinar para combater a violência em escolas do estado do Rio, o governador Cláudio Castro já havia anunciado vários prazos para que o aplicativo fosse concluído. No fim de março, ele havia dito que o app começaria a funcionar entre cerca de 30 e 60 dias. Depois, em abril, esse prazo de entrega mudou para duas semanas. Já no dia 26 de maio, não havia um prazo certo para que fosse entregue esse aplicativo. 

Leia +: Aplicativo com botão do pânico' será criado para escolas do Rio

Leia +: Homem se faz passar por pai entra em Ciep e agride alunos em SG

“Não adiantava fazer um aplicativo no qual a comunidade escolar não se sentisse contemplado e a gente sabe que quando mais se abre um diálogo, mas vão surgindo novas ideias. Então, para a gente, mais do cumprir um prazo, era importante cumprir o objetivo para que a escola se sentisse contemplada. Ele é rico com a participação da segurança e da Secretaria de Educação. Isso demandou mais tempo, mais ideia e mais programação. Optamos pela qualidade ao invés do prazo”, argumentou o governador. 

Todas as escolas são contempladas desde as privadas até as estaduais, federais e municipais. Além do aplicativo, 2 mil professores estão sendo treinados para situações de risco, além do retorno de porteiros e inspetores. As creches estão incluídas nas mudanças. 

O governador também falou sobre o ocorrido em uma escola na Zona Norte do Rio na última semana, quando um aluno de 15 anos agrediu uma professora com chutes. Segundo Cláudio Castro, essa situação se aplica à função que o aplicativo possui. 

“A ideia do aplicativo não é tirar o dia a dia da escola e das pessoas resolverem os seus conflitos, aluno que briga, mãe que briga, professor e aluno. Isso tem uma regularidade nas delegacias de polícia para as pessoas irem. O app surge numa questão de emergência de segurança pública, não é para questões privadas e pessoais, você vai tirar, inclusive, a normalidade da vida do policial, do batalhão. A ideia do aplicativo é proteger a vida da comunidade escolar inteira em situações de emergência”, afirmou ele. 

Como funciona

Todos da comunidade escolar podem baixar o aplicativo. Para isso, é preciso fazer um pequeno cadastro com o CPF e outras informações até para evitar trotes. Ao todo, mais de 11.377 escolas já foram cadastradas no app. 

Ele serve para agilizar o acionamento de viaturas da Polícia Militar para ocorrências de emergência em estabelecimentos de ensino. Quando houver uma situação de emergência, o acionamento do botão de emergência ocorrerá com um clique, e a polícia será acionada em 10 segundos. 

Assim que o botão for acionado, a solicitação cairá diretamente na mesa do operador da Central 190 responsável pelo despacho de viaturas, sem necessidade de ligação telefônica. Por meio do aplicativo, o operador receberá o pedido de socorro em tempo real e acionará a viatura mais próxima da escola. 

O aplicativo poderá ser baixado sem limite por professores e funcionários das escolas. 

O aplicativo Rede Escola está incluindo em um pacote de medidas feito para ampliar a segurança nas escolas, como a Patrulha Escolar e de Proteção à Criança e ao Adolescente, além do ciclo de formação dos servidores da rede de ensino voltado para prevenção e mitigação de risco em ambiente escolar.

Kits entregues 

Na mesma cerimônia, foi apresentado o novo conjunto do uniforme escolar da rede estadual
Na mesma cerimônia, foi apresentado o novo conjunto do uniforme escolar da rede estadual |  Foto: Péricles Cutrim
 

Na cerimônia desta segunda, foram entregues também alguns kits compostos por quatro camisas, duas calças jeans, três pares de meias e um par de tênis, com variações de tamanho. As novas roupas fazem parte do novo conjunto de uniformes para os alunos da rede pública de ensino. 

Segundo o Governo do Estado, uniformes foram projetados para serem confortáveis, práticos e adequados às atividades diárias dos estudantes. 778 mil kits serão entregues nas unidades de ensino. As diretorias das escolas devem receber todos os kits que serão distribuídos em até 90 dias.

< Pastor André Valadão diz que evangélicos deveriam matar LGBTs Taís Araujo será Nossa Senhora em 'O Auto da Compadecida 2' <