Cidades

Após 'libera geral', São Gonçalo fica sem primeira dose de vacina

Imagem ilustrativa da imagem Após 'libera geral', São Gonçalo fica sem primeira dose de vacina
|  Foto: Foto: Vítor Soares
Segundo prefeitura, corrida às unidades fez com que a vacinação com a primeira dose terminasse antes do previsto. Foto: Vítor Soares

A Prefeitura de São Gonçalo está sem imunizantes para vacinar com a primeira dose a população contra a Covid-19. Na última sexta-feira (9), o município anunciou que adultos a partir dos 18 anos já poderiam ir aos postos receber os imunizantes, no entanto, segundo a prefeitura, a corrida às unidades de saúde fez com que a vacinação com a primeira dose terminasse antes do previsto.

De acordo com a secretaria de Saúde, o calendário continua, mas somente para a aplicação da segunda dose da AstraZeneca. O órgão justifica que o término foi por conta do 'recorde de atendimento nos últimos dias'. Até esta segunda-feira (12), São Gonçalo já havia vacinado 67% de todo o público-alvo com a primeira dose e cerca de 20% com as duas doses ou dose única. 

A secretaria informa que aguarda o envio de novas remessas de vacinas para retomar a aplicação da primeira dose na população a partir de 18 anos, no entanto, não disse quando a situação poderá normalizar.

Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Todos os pontos de atendimento estarão funcionando para a segunda dose, exceto o drive Centro de Tradições Nordestinas, em Neves.

Balanço 

Desde o início da campanha, a cidade vacinou 569.902 pessoas. Destas, 21.576 receberam a dose única da Janssen. Ao todo, 32.278 trabalhadores da saúde, 136.340 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 83.511 pessoas com comorbidades, 1.334 pessoas com deficiência permanente, 8.218 trabalhadores da educação, 380 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 2.822 acamados, 292.556 pessoas da população em geral com mais de 18 anos, 3.590 pessoas privadas de liberdade, 39 pessoas em situação de rua, 306 portuários e 6.729 gestantes, puérperas e lactantes foram vacinados. Até as 15h desta segunda-feira (12), 144.608 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.  

< 'Niterói como inspiração' - Cúpula do PDT reunida na cidade mira em 2022 Estado do Rio encurta prazo para segunda dose da AstraZeneca <