Cidades

Bairro Seguro é ampliado na Zona Norte do Rio

Publicada às 12h46. Atualizada ás 16h32

Objetivo do programa é garantir maior sensação de segurança aos moradores 24 horas. Foto: Karina Cruz

O governador do Rio, Claudio Castro, anunciou na manhã desta quinta-feira (15) a expansão do programa Bairro Seguro para o Alto da Boa Vista. Na mesma solenidade, ele inaugurou a Central de monitoramento do Batalhão da Tijuca (6° BPM) com 100% do bairro monitorado.

Castro destacou a eficiência do programa Bairro Seguro, que completou um mês nesta quinta.

"Com a política complementar do batalhão conseguimos levar o programa que fizesse diferença na vida das pessoas"

O governador também frisou sobre o papel da polícia na segurança pública do estado.

O governador também frisou sobre o papel da polícia na segurança pública do estado. Foto: Karina Cruz

"Nossa polícia não é da guerra, nem aquela que enxuga gelo. Pelo contrário, ela é do preparo. Vir aqui na Tijuca e inaugurar essa central de monitoramento traz de volta o sentimento de importância para o morador, não só daqui, mas de todo o nosso estado", afirmou.

Nesse primeiro mês de atuação, os policiais militares do programa  Bairro Seguro já registraram 3.024 visitas a estabelecimentos comerciais, 518 visitas domiciliares, 206 ações sociais, além de sete prisões de criminosos e cinco armas apreendidas.

Sobre o programa

De acordo com o Governo do Estado, o Bairro Seguro nasceu a partir do princípio da polícia de proximidade, e está atendendo a moradores de 29 bairros da Região Metropolitana.

Os policiais responsáveis por cada área atendida criam uma rede de relacionamento com a comunidade local com o emprego de três viaturas, equipes de policiais militares estão presentes nos bairros contemplados 24 horas por dia.

Segundo o governo do estado, o novo programa empregou até o momento 84 viaturas e 392 policiais militares com dedicação exclusiva. Há ainda o reforço diário de 116 policiais contratados pelo RAS (Regime Adicional de Serviço). Todos os policiais receberam treinamento específico.

< Casos de Covid-19 são registrados em hotel onde estão judocas brasileiros Contos e histórias de escritoras nascidas da solidariedade em SG <