Problemas

Agonia sem fim: Caxias debaixo d'água após rio transbordar

Moradores tiveram que se abrigar nos telhados das casas

Até a noite deste domingo (14) foram cadastrados nos pontos de apoio mais de 1.000 pessoas
Até a noite deste domingo (14) foram cadastrados nos pontos de apoio mais de 1.000 pessoas |  Foto: Reprodução / TV Globo

O bairro Amapá, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, amanheceu nesta segunda-feira (15) debaixo d'água. De acordo com moradores da região, o caso aconteceu após o Rio Capivari começar a transbordar e inundar as ruas. 

Para se proteger da água, muitos precisaram subir nos telhados das casas. Relatos indicam que o local não estava alagado até a manhã de domingo (14). Há a suspeita, por parte dos moradores, de que as comportas de represas tenham sido abertas. 

Os moradores também destacaram que os bueiros transbordaram, afetando o quarto distrito da cidade, na divisa com Belford Roxo, próximo à Represa do Garrão. Em dias chuvosos, o nível da represa aumenta, levando à abertura das comportas para evitar o transbordamento, afirmam.

Algumas pessoas precisaram se abrigar em um Ciep. A Prefeitura de Duque de Caxias disse que não há registro de abertura de comportas de represas, por parte da administração municipal, e reforça ainda que está trabalhando nas últimas 24 horas, para sanar os problemas causados nesses bairros, e que todas as equipes das diversas secretarias municipais, estão mobilizadas no cuidado à população. 

Moradores tiveram que se abrigar nos telhados das casas
Moradores tiveram que se abrigar nos telhados das casas |  Foto: Reprodução / TV Globo
  

Ainda conforme a gestão municipal, em todos os locais afetados foram deslocadas equipes da Defesa Civil, Obras, Assistência Social e Saúde para o socorro e atendimento aos moradores.

Até a noite deste domingo (14) foram cadastrados nos pontos de apoio mais de 1.000 pessoas, sendo deste total 150 desabrigados ou desalojados, socorridos nos pontos de apoio do município. 

< Hospital em área atingida por temporal no Rio adia consultas Colisão entre carro e caminhão deixa um ferido na Ponte Rio-Niterói <