Verão

Banheiros de graça são instalados nas praias de Maricá

Projeto prevê instalação de sanitários em cinco pontos

Cinco pontos serão contemplados com contêineres sanitários nessa primeira fase de implantação.
Cinco pontos serão contemplados com contêineres sanitários nessa primeira fase de implantação. |  Foto: Divulgação / Ascom Maricá / Gleyson Silva

Turistas e frequentadores das praias de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, contarão com uma novidade neste verão: banheiros públicos gratuitos. A iniciativa já está em fase de testes nas praias da Barra e Itaipuaçu.

Segundo a Prefeitura de Maricá, os sanitários são parte do projeto 'Vem Pra Orla', que busca promover mais conforto e acessibilidade a todos os frequentadores das praias e orlas da cidade.

Acessibilidade

Serão 11 sanitários, sendo um adaptado para pessoas com deficiência ou que possuem mobilidade reduzida, além de cinco lavatórios e um fraldário
Serão 11 sanitários, sendo um adaptado para pessoas com deficiência ou que possuem mobilidade reduzida, além de cinco lavatórios e um fraldário |  Foto: Divulgação / Ascom Maricá / Gleyson Silva

Ao todo, cinco pontos serão contemplados com contêineres sanitários nessa primeira fase de implantação. Na parte interna, haverá 11 sanitários, sendo um adaptado para pessoas com deficiência ou que possuem mobilidade reduzida, além de cinco lavatórios e um fraldário. Já na parte externa, a população vai contar com um guarda-volumes, para guardar os pertences.

Testes

O contêiner sanitário instalado na praia da Barra de Maricá, altura da Rua 4, em frente ao quiosque Sal e Mar; na orla de Itaipuaçu, na Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Av. 1) já estão funcionando em fase de testes abrindo ao público às sextas-feiras, sábados e domingos, das 9h às 17h.

As outras unidades funcionarão na praia de Cordeirinho, na altura da Rua 90; no final do Canal de Ponta Negra e na Orla Zé Garoto, no Boqueirão.

“O equipamento público será útil para todas as idades e cumpre um papel valioso na preservação do meio ambiente”, explica a presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Rita Rocha.

A iniciativa também contará com uma equipe de educadores sanitários, disponível em cada um dos locais, esclarecendo dúvidas da população sobre as principais iniciativas da Sanemar.

< Atriz é rendida por criminosos armados em moto na Zona Oeste do Rio Escola da Ilha da Conceição é campeã do Carnaval de Niterói <